logo

Saúde e Educação levam projeto de bons hábitos e vida saudável às escolas

12/12/2025 13:21:00 - Jornalista: Tatiana Gama

Foto: Divulgação

A iniciativa contou com abertura oficial nesta quinta-feira (11) na EMEI André Vinícius de Souza Gonçalves

Uma parceria entre as secretarias de Saúde e Educação levará ao longo de 2026 uma série de projetos educativos sobre saúde, qualidade de vida e bem-estar para alunos da Educação Infantil ao 9º ano da rede pública municipal de ensino. A iniciativa, conduzida pelo Núcleo de Educação Permanente em Saúde (NEPS), contou com abertura oficial nesta quinta-feira (11) na Escola Municipal de Educação Infantil André Vinícius de Souza Gonçalves.

A implementação do projeto “Saúde Alimentar – Bons Hábitos e Vida Saudável” busca conscientizar crianças e adolescentes sobre escolhas alimentares equilibradas, rotina saudável e prevenção de doenças. A atividade de lançamento contou com a presença do secretário de Educação Básica, Adalmir Cardoso, e da coordenadora do NEPS, Eliane Araújo.

A proposta é que, ao longo do próximo ano, diferentes escolas recebam oficinas, palestras e atividades práticas conduzidas por profissionais da saúde e estudantes universitários, fortalecendo a interdisciplinaridade e aproximando a comunidade escolar das práticas de promoção da saúde.

Durante a abertura, foi evidenciado o apoio dos secretários de Saúde, Lucas Dias, e o secretário de Educação, Matias Mendes, que reforçaram a importância de investir no bem-estar dos alunos como estratégia fundamental para o desenvolvimento integral e o desempenho escolar.

A parceria também inclui a participação dos estudantes de Nutrição da Unopar, que atuarão diretamente nas atividades educativas, contribuindo para a orientação alimentar dos alunos e ampliando sua experiência prática.


“Com a ação, o NEPS busca realizar ações permanentes que estimulem hábitos saudáveis e fortaleçam a construção de uma comunidade escolar mais consciente, informada e preparada para cuidar de sua saúde. A expectativa é que, com o engajamento das equipes e o envolvimento de toda a comunidade, 2026 seja um ano marcado por avanços importantes na educação em saúde no ambiente escolar de Macaé”, comentou Eliane.


Fotos Relacionadas