Na quarta-feira (19), Macaé sediará o I Fórum de Atenção Domiciliar com o tema "As potencialidades da Atenção Domiciliar, transpondo barreiras com nova proposta de cuidado". O evento, voltado para profissionais de saúde, estudantes da área e gestores, acontece na auditório da Fundação Educacional de Macaé (Funemac), a partir das 8h.
A gerente do Programa de Atenção Domiciliar Terapêutica (PADT), Benízia Pessanha, ressalta que o objetivo é atualizar os profissionais e possibilitar a discussão da atenção domiciliar, para facilitar a expansão do serviço em benefício da assistência ao paciente e à família.
- Atualmente, o PADT faz acompanhamento de 340 pacientes de diversos bairros. A assistência domiciliar proporciona a redução dos gastos com hospitalização, reinternações desnecessárias, reabilitação e tratamento, diz acrescentando que o programa funciona há 14 anos no município.
A palestra de abertura será proferida pelo professor doutor Emerson Merhy, que atua na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ/Macaé) e é autor de vários livros. Ele vai abordar o tema "Atenção domiciliar: desafios para as práticas de cuidado centrados nos profissionais de saúde".
O evento contará com a presença da coordenadora do departamento de Atenção Domiciliar do Ministério da Saúde, Mariana Borges. Também haverá exposição de pôsteres e a palestra "Atenção Domiciliar na Construção da Rede de Cuidados", com a professora doutora Clarissa Terenzi.
Programação:
8h - Acolhimento - entrega de material e café da manhã.
8h30 - Mesa de abertura - secretário municipal de Saúde, representantes do Ministério da Saúde e do Poder Legislativo, coordenadora da Atenção Básica e gerente do PADT/SAD.
9h - Palestra de abertura - Atenção Domiciliar: Desafios para as práticas de cuidado centradas nos profissionais de saúde - Palestrante: Prof. Dr. Emerson Merhy.
9h40 - Debate.
10h - Relato de Experiências em AD: O que dá certo?.
Participantes: PADT/SAD Macaé, PAD São João da Barra, PAD-RJ, PAD-Rio das Ostras - Moderadora: Mariana Borges.
11h30 - Intervalo.
13h30 - Exposição de Pôsteres.
14h - Atenção Domiciliar na Construção da Rede de Cuidados - Palestrante: Profª. Drª. Clarissa Terenzi.
14h30 - Debate.
14h50 - Roda de Conversa - "Petição, compromisso e efetivação” - Construção Coletiva com representantes do Fundo Municipal de Saúde, Atenção Básica, Urgência e Emergência, Hospital Público de Macaé (HPM), Coordenadoria de Controle, Avaliação e Auditoria, PADT/SAD.
16h - Chá da tarde.