Foto: Kaná Manhães
Objetivo do projeto é dar mais agilidade e qualidade aos atendimentos de urgência do município
A Prefeitura de Macaé, por meio da Secretaria de Saúde, irá implantar ainda este ano uma Central de Regulação de Ambulâncias que ficará acoplada ao serviço de emergência 192. O objetivo do projeto é dar mais agilidade e qualidade aos atendimentos de urgência do município.
O secretário de Saúde, Eduardo Cardoso, ressalta que a implantação da Central de Regulação ampliar o acesso da população à saúde e dá cidadania. “Esta ação faz parte do programa de metas do governo municipal em oferecer um atendimento humanizado e de qualidade”, disse.
O gerente do serviço de emergência, o médico Ricardo Goulart, explica que a Central de Regulação é quem vai atender as chamadas realizadas pela população macaense. “O atendimento será feito por uma equipe de enfermagem, que fará a triagem do pedido, e orientará o acompanhante por telefone sobre o melhor procedimento com o paciente até a chegada da ambulância”, disse.
A central contará com médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, maqueiros e motoristas, serão quatro equipes durante o dia e duas à noite. Ricardo acrescentou que antes do funcionamento da Central os profissionais irão fazer um treinamento, com aulas teóricas e práticas.
A secretaria irá receber nos próximos dias mais cinco ambulâncias para integrar a frota existente que fica nas unidades de emergência. “Com a implantação do espaço, as ambulâncias localizadas na sede do município ficarão na Central de Regulação, ao todo serão aproximadamente 15 ambulâncias”, explica.
A Central de Regulação de Ambulâncias funcionará no setor de transportes da Secretaria de Saúde, localizado no bairro Imbetiba.