A secretaria de Saúde informa que, por conta do desabastecimento de alguns imunobiológicos pelo Ministério da Saúde, o município recebeu nesta terça-feira (17) doses de vacina contra febre amarela. Para minimizar essa situação e a pouca estabilidade da vacina (apenas quatro horas após abertura do frasco), o atendimento será otimizado e as doses serão aplicadas às segundas e quartas pela manhã na Casa da Vacina. Serão distribuídas 20 senhas nestes dias, às 8 da manhã.
O secretário de Saúde de Macaé, Pedro Reis, esteve em reunião com a Comissão Intergestores Bipartide (CIB) na quinta-feira (12), no Rio. O Secretário de Saúde do Estado do Rio, Felipe Peixoto, esteve presente, assim como secretários municipais. De acordo com Pedro Reis, muitos estão sendo os esforços para que a situação seja resolvida quanto ao desabastecimento. "Não descansarei enquanto este assunto não for resolvido", disse o secretário de Saúde de Macaé.
BCG - Outra vacina que vem enfrentando a questão de desabastecimento é a BCG. De acordo com a Gerência da Vigilância em Saúde de Macaé, o estoque de BCG no estado encontra-se zerado e não há possibilidade de remanejamento interno entre os municípios. Os quantitativos disponibilizados desta vacina estão reduzidos em todo o território nacional.
As pessoas que procuram por este imunobiológico na Casa da Vacina devem deixar um contato e serão avisadas quando o estoque for normalizado.