logo

Saúde inicia levantamento do índice da dengue

30/07/2013 16:49:00 - Jornalista: Equipe Secom

Foto: Bruno Campos

Agentes do CCZ percorrerão os bairros da cidade até sexta-feira

A Secretaria de Saúde de Macaé iniciou nesta terça-feira (30) o Levantamento de Índice Rápido para Aedes Aegypti (LIRAa). Os agentes do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) percorrerão os bairros até sexta-feira (02) para colher amostras de larvas do mosquito.

Segundo a coordenação do CCZ, o levantamento será realizado em áreas amostrais em, pelo menos, três mil imóveis em diferentes pontos da cidades. Aproximadamente, cem agentes estarão envolvidos na ação.

Para a Secretaria de Saúde, o LIRAa serve como ferramenta para nortear medidas de controle da doença para os próximos meses, e desta forma, realizar o direcionamento das ações para as áreas apontadas como críticas. As amostras serão identificadas com o endereço, o tipo de criadouro, bebedouros de animais, pratos de plantas e caixas d' água, além do local onde a larva é encontrada, como residência, comércio ou terreno baldio.

A coordenação do CCZ orienta a população para receber os agentes de controle de endemias e siga às orientações de prevenção de focos do mosquito. "É de responsabilidade do proprietário evitar que seu imóvel tenha condições favoráveis a reprodução do mosquito, removendo depósitos móveis e vedando os depósitos fixos de água parada", alerta o supervisor geral do Centro de Controle de Zoonoses, Flávio Paschoal.

Para reduzir a infestação do mosquito e controlar a dengue, o CCZ trabalha diariamente em várias regiões da cidade. Além de visitas periódicas, são executadas ações diferenciadas como orientação nas escolas, empresas, postos de saúde, visitas em pontos estratégicos e vedação de caixas de água.