Com inauguração prevista para a segunda quinzena de março, as obras da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) estão em ritmo acelerado. A unidade que está sendo construída na Barra de Macaé é uma parceria entre o governo estadual e municipal, que visa consolidar um novo modelo de saúde.
Utilizando tecnologia de fabricação de pré-moldados, o que reduz o tempo de construção, a UPA da Barra terá mais de mil metros quadrados. O secretário de Saúde, Eduardo Cardoso lembra que o empenho e a boa relação do prefeito de Macaé, Riverton Mussi com o governador Sérgio Cabral foi fundamental para a consolidação desta nova unidade.
- Nossa meta é garantir o serviço de atendimento de urgência e emergência para população. Por estar bem localizada, a UPA da Barra irá atender os moradores de diversos bairros, que, inclusive, contam com uma infraestrutura na área da atenção básica -, ressaltou, acrescentando que, inicialmente, toda equipe de profissionais será cedida pela prefeitura.
Obra – As obras de construção da sede da UPA da Barra foram iniciadas na última semana. A equipe composta por pedreiros, ajudantes e carpinteiros está terminando a confecção das sapatas de sustentação das colunas.
De acordo com o mestre de obras, José Ferreira, durante esta semana 20 homens estão no canteiro, mas a partir da próxima semana este número deverá triplicar, pois há previsão de que a colocação das vigas metálicas sejam instaladas.
A UPA terá capacidade para atender até 500 pessoas por dia. A unidade será equipada para exames de raios-X, ultra-som, gesso e laboratório, além de funcionar como uma unidade para atendimento de urgência e emergência inclusive nos fins de semana.