A prefeitura de Macaé, por meio da Secretaria de Saúde e do Hospital Público de Macaé (HPM), promove nos próximos dias (22 e 23), às 8h, o V Congresso Multiprofissional de Trauma do HPM e o Simpósio de Terapia no Paciente Politraumatizado, no auditório do Centro de Estudos do HPM. O evento tem público-alvo estudantes e profissionais da área de Saúde. As inscrições são limitadas e gratuitas. Os interessados em participar do congresso devem se inscrever pelo site da Prefeitura de Macaé (www.macae.rj.gov.br).
Segundo o coordenador do Centro de Estudo, o médico Joel Tavares Passos, o congresso tem finalidades de trocar experiências, atualizar e capacitar os profissionais da área de Saúde, no sentido de melhorar o atendimento para a população. “O bom profissional busca a qualificação e atualização para estar inserido no mercado”, diz Joel Tavares.
Ele explica que este evento trata de um consumo multiprofissional e a medicina atual. “Com esta capacitação o profissional encontra facilidade para o possível tratamento politraumatizado junto ao paciente. Portanto, é necessária a participação no congresso do enfermeiro, fisioterapeuta, nutricionista, psicólogo e o fonoaudiólogo, visando colaborar e melhorar cada vez mais a qualidade profissional”, destaca o médico.
Joel Tavares comenta que o congresso tem por objetivo esclarecer todas as dúvidas e explicar passo a passo sobre o pré e o pós-atendimento do paciente politraumatizado. “Dependendo da gravidade do acidente, o profissional será orientado a encaminhar para o centro cirúrgico e depois para o Centro de Tratamento Intensivo (CTI)”, explica.
- O congresso é de extrema importância para o município, principalmente para os acadêmicos que já estão inseridos nas universidades ou que irão se ingressar na Faculdade de Medicina da URFJ em Macaé. O simpósio oportuniza o conhecimento teórico-prático de terapia intensiva e emergências do trauma, declara o secretário de Saúde, Eduardo Cardoso.