Foto: Ana Chaffin
Nesta quarta-feira (24), foram realizados mutirões, ações de educação em saúde e pulverização com carro fumacê
Após o feriadão, a Secretaria de Saúde de Macaé, por meio da Coordenadoria Especial de Vigilância Ambiental em Saúde (Cevas), intensificou suas ações de combate ao Aedes aegypti nos bairros e distritos. Nesta quarta-feira (24), foram realizados mutirões, ações de educação em saúde e pulverização com carro fumacê.
Na Barra de Macaé, a aposentada Fátima Teodoro recebeu a equipe da Cevas. Na oportunidade ela falou sobre o trabalho dos agentes de endemias e os cuidados que ela e sua família têm para evitar a proliferação do mosquito. “É importante manter a caixa d 'água bem fechada, aqui estamos constantemente verificando, como também evitamos pratos de plantas e recipientes que possam acumular água”, pontuou.
O gestor da Cevas, Luan Campos ressalta que depois deste período de feriado prolongado, é preciso redobrar os cuidados. “Conseguimos reduzir o número de pessoas doentes por casos positivos de dengue, zika e chikungunya, através do controle do vetor, mas ainda encontramos nos imóveis 92% dos focos do mosquito”, frisou.
O supervisor geral da Cevas, Marcelino Rocha, acrescentou que na segunda semana de maio será realizado o Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa). “Este trabalho é fundamental para que possamos traçar novas estratégias de combate, como ações de mobilização social, mutirão de limpeza, vistorias e campanhas de conscientização”, disse.
O Levantamento consiste na vistoria dos imóveis da cidade de forma amostral, que tem por objetivo quantificar a infestação de mosquitos em todas as áreas do município, além de definir quais são os principais tipos de criadouros do mosquito.
Ainda nesta semana será feita a pulverização com o carro fumacê às 5h e 18h. Na quinta-feira (25), o carro estará na Aroeira e no Lagomar, já na sexta-feira (26), o trabalho segue no Lagomar e Engenho da Praia.
Capacitação
Na quinta (25) e na sexta-feira (26) os agentes de endemias da Coordenadoria Especial de Vigilância Ambiental em Saúde (Cevas), estarão participando de um curso de Atualização de uso de novo larvicida para o combate ao Aedes aegypti. O treinamento será ministrado no auditório da do Hospital São João Batista, a partir das 8h30.
A capacitação irá preparar os agentes para o uso do novo larvicida que começará a ser aplicado no mês de maio.
Solicitações e denúncias
Para solicitações e denúncias, a população pode entrar em contato com a Coordenadoria Especial de Vigilância em Saúde, que funciona à Rua Vereador Manoel Braga nº 425, Centro de Macaé, ou através do email cevas@macae.rj.gov.br ou, ainda, através do Disque Dengue, com ligação gratuita: 0800-022-6461 e o WhatsApp Aedes (22) 2772-6461.