logo

Saúde lança projeto Cárie Zero na região serrana

25/03/2011 08:57:25 - Jornalista: Genimarta Oliveira

Foto: Kaná Manhães

Projeto será desenvolvido nas escolas municipais e pré-escolas da região serrana

A secretaria de Saúde de Macaé (Semusa) lança, na quarta-feira (30), o programa Cárie Zero. O projeto será desenvolvido em parceria entre Subsecretaria de Odontologia, vinculada a Secretaria de Saúde, e Secretaria de Educação (Semed) nas escolas municipais e pré-escolas da região serrana do município. O lançamento será no Colégio Municipal Raul Veiga, em Glicério, a partir das 14h. Na oportunidade, também será apresentado o Cartão de Saúde Bucal do Estudante.

O objetivo do programa é implantar ações de saúde bucal no ambiente escolar, visando melhoria das condições de saúde bucal do público infantil. O subsecretário de Odontologia, Márcio Junger, explica que o projeto, que atua de forma sistemática na educação preventiva, já funciona nas escolas municipais situadas na sede do município e, agora, será ampliado para região serrana.

Márcio ressalta que uma das etapas do Programa Cárie Zero será a realização do primeiro levantamento epidemiológico das condições de saúde bucal dos alunos da região serrana. “Os dados obtidos no estudo servirão de bases para o planejamento das ações de saúde bucal. Por ser o primeiro levantamento epidemiológico daquela região, ainda não sabemos de fato qual a condição bucal das crianças. Por isso, considero fundamental essa pesquisa para que possamos planejar ações que contribuam com a nossa meta que é zerar o índice de cárie dentária, ou pelo menos, diminuir consideravelmente”, explica.

Ele lembra que a cárie dentária ainda é a doença crônica mais frequente em crianças. Entre as formas de combate à cárie, as intervenções educativas são muito importantes, pois as crianças multiplicam as informações. A escola pode ser considerada o local ideal para o desenvolvimento do programa, através de atividades educativas sobre cuidados bucais direcionadas aos pais, funcionários das escolas e alunos.

O secretário de Saúde, Eduardo Cardoso, ressalta ainda que as ações em parceria com a Educação tem como finalidade estimular mudanças de atitude, o auto-cuidado e a promoção de saúde através de atividades de educação em saúde bucal. “Com este trabalho preventivo com as crianças, iremos garantir que as futuras gerações de macaenses não vão apresentar problemas ou perder os dentes com facilidade”, disse.

Nesse projeto diversas atividades educativas serão desenvolvidas pela equipe: brincadeiras, jogos educativos, teatros de fantoches, esquetes teatrais, mostrando a importância de escovação dentária e hábitos alimentares saudáveis, pois através de atividades lúdicas as crianças aprendem enquanto brincam.

- As crianças necessitam de um acompanhamento odontológico desde os primeiros anos de vida, pois nesta fase os hábitos estão se formando e esta fase da vida é considerada um momento ideal para atividades educativas sobre saúde bucal, declara.

Além disso, todos os alunos receberão escova dentária e pasta de dente que serão utilizadas no período escolar. “Agora, as crianças poderão escovar os dentes na escola. Para isso, os alunos receberão seu kit de higiene dentária. Estamos também planejando um curso de capacitação para os funcionários indicados pela direção da escola que serão os responsáveis pela escovação dentária supervisionada diariamente,” acrescenta o coordenador de Odontologia, Carlos Fernando Pessanha Matos.

Periodicamente, a Equipe de Saúde Bucal, composta por uma cirurgiã dentista e uma técnica de saúde bucal, realizarão a escovação dentária supervisionada, aplicação de flúor (gel) e desenvolverão as atividades educativas nas escolas.

O coordenador falou ainda que o grande diferencial desse programa é o intercâmbio da equipe de saúde bucal que atua na escola com os dentistas que trabalham nas Unidades de Saúde, pois todos os alunos, desde a creche até o nono ano, serão examinados na escola e aqueles que necessitarem de tratamento odontológico serão referenciados à Unidade de Saúde mais próxima de sua residência.

Durante o lançamento do programa Cárie Zero será apresentado o Cartão de Saúde Bucal do Estudante que será um instrumento de informação e comunicação entre as equipes e os responsáveis pelo aluno. Nele, será anotado o dia e a hora do atendimento odontológico que será realizado na Unidade de Saúde.