logo

Saúde Mental de Macaé vence três editais do Ministério da Saúde

15/04/2011 14:44:06 - Jornalista: Tamara Lima - estagiária

Foto: Kaná Manhães

Caps Betinho promove diversos espaços terapêuticos, como a Oficina de Jornal

O Centro de Atenção Psicossocial (Caps) Betinho, vinculado à Secretaria de Saúde de Macaé, promoveu nesta quinta-feira (14), encontro com profissionais da Região Norte- Fluminense para divulgar o resultado dos editais do Ministério da Saúde, que contemplou Macaé e Campos dos Goytacazes.

Participaram do evento, profissionais dos municípios de São Francisco de Itabapuana, Quissamã, Campos, Carapebus, além de Macaé. O encontro aconteceu durante todo o dia, na Sede Macaé 200 anos, no Ypiranga, Centro. Os editais do Ministério da Saúde têm como objetivo financiar ações para os programas de Saúde Mental de todo país.

Estiveram também presentes representantes da área técnica de saúde e da Secretaria de Estado de Saúde. Os municípios apresentaram os projetos concorrentes. A cidade de Macaé concorreu com todo o Brasil, vencendo três editais: Consultório de Rua; Escola de Redutores de Danos e Supervisão da Rede de Álcool e Drogas (AD). Campos dos Goytacazes venceu o edital de Arte e Cultura.

A gerente do programa municipal de saúde mental, Maria Luíza Quaresma, ressaltou a importância do fortalecimento da rede na Região Norte, através dos fóruns realizados regularmente:

- É fundamental o encontro dos fóruns para reforçar o acompanhamento dos pacientes que muitas vezes ficam sem atendimento quando se muda para outro município. Precisamos acompanhar essas pessoas para que não desistam do tratamento. Estamos unidos para dar apoio às pessoas que precisam de tratamento mental em outras localidades, explica.

O próximo Fórum será no dia 18 de agosto, em Quissamã.

Conheça os Centros de Atendimento Psicossocial de Macaé:

CAPS BETINHO
Rua Visconde de Quissamã, 482 - Centro
Telefone: 2772-5005
Serviços oferecidos: atende pessoas adultas, portadoras de transtornos mentais severos, persistentes e em risco psicossocial.

CAPS ad PORTO
Rua Conde de Araruama, 569 - Centro
Telefone: 2772-2317
Serviços oferecidos: atende aos usuários com uso abusivo de substâncias psicoativas (dependentes químicos) e tabagismo. Atende de 8 às 21h.

CAPSi – OFICINA DA VIDA
Rua Francisco Portela, Centro
Telefone: 2772-4359
Serviços oferecidos: Atende crianças e adolescentes, portadores de transtornos mentais severos e persistentes, em risco psicossocial.


Fotos Relacionadas