Foto: Moisés Bruno
Feira do Produtor Rural recebe programação
A ação ‘Conheça os perigos do uso de agrotóxicos e soluções mais saudáveis para combater' movimentou a Feira do Produtor Rural, ao lado do Supermercado Extra, no Centro. A programação também teve como abordagem a campanha Janeiro Branco, dedicada à promoção da saúde mental. A Feira do Produtor Rural (Feirinha da Roça) dispõe de produtos da agricultura familiar, gerando renda aos trabalhadores locais e possibilitando uma alimentação mais saudável.
A produtora rural da Cabeceira do Sana e feirante Clara Loureiro aprovou a ação. “É importante receber orientações para que o trabalho melhore ainda mais. Temos que sempre procurar formas mais saudáveis para tratar de nossas produções”, comentou acompanhada do produtor Armando Duarte. Do Sana, os produtores Paulo César Shotte e Valmir de Oliveira Shotte pontuaram que é bom saber mais a respeito de dicas ideais e saudáveis para combater pragas. “Todos devem ter cuidado com o plantio e sermos cada vez mais informados das inovações”, disse Paulo César.
A atividade "Conheça os perigos do uso de agrotóxicos e soluções mais saudáveis para combater” foi realizada pela equipe da Secretaria Adjunta de Atenção Básica de Saúde, por meio do Programa de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador (Paist) e da Gerência de Vigilância em Saúde com foco ao Dia do Combate à Poluição por Agrotóxicos, celebrado em 11 de janeiro. Já a temática Janeiro Branco foi destacada pela equipe da Área Técnica de Vigilância e Prevenção à Violência e Acidentes.
No estande, as equipes da Saúde distribuíram panfletos sobre Janeiro Branco. As técnicas que estavam presentes destacaram dicas para o cuidado com a saúde mental como; alimentação saudável, qualidade do sono, exercícios físicos, terapia e meditação.
Já quanto ao uso de agrotóxico foram entregues folderes com receitas simples e seguras para combater pragas e fornecidas orientações específicas sobre agrotóxicos (o que é, o uso e problemas que causam). Participaram da programação; Lys Oliveira (técnica de segurança do trabalho), Thayna Amado Menezes (enfermeira do Saúde do Trabalhador); Iza da Silva Gomes (técnica de enfermagem); Gilma Fernandes Moreira (administrativo do Saúde do Trabalhador) e Anna Carolina Vaz (suporte da Gerência Vigilância em Saúde).
O Dia Nacional do Combate à Poluição por Agrotóxicos, celebrado em 11 de janeiro, foi instituído com o objetivo de conscientizar a sociedade sobre os impactos negativos do uso excessivo e inadequado de produtos químicos na agricultura. Já a Lei 14.556 de 25 de abril de 2023 instituiu a campanha Janeiro Branco.