Saúde no combate a dengue

Nov 4, 2005 2:05:16 PM - Jornalista: Genimarta Oliveira

A secretaria de Saúde, através da Coordenação de Saúde Coletiva, está mobilizando todos os profissionais para atuarem no dia D de Combate à Dengue que acontece no próximo dia 19. O tema deste ano será “Faça a sua parte para o Brasil sem Dengue”.

Dentro da programação nacional instituída pelo Ministério da Saúde, além das ações de orientação, mobilização e conscientização da população será realizada na próxima segunda-feira (07) o Levantamento Rápido do Índice de Infestação de Aedes aegypti (LIRAa).

A gerente da Divisão de Zoonoses, a veterinária Cristina Pereira, explica que os agentes farão visitas domiciliares em várias partes da cidade em bairros e quarteirões aleatórios para identificação dos focos. “O estudo permitirá identificar quais os principais problemas devem ser atacados na cidade, bairro e rua. Ou seja, se em uma área o maior foco de infestação do mosquito está nas caixas d’água destampadas, nos vasos sem areia, nos pneus com água acumulada, entre outros”, disse.

A Divisão de Educação em Saúde também inicia na segunda (07) um trabalho nas escolas do município, com palestras e apresentações teatrais fazendo com que os alunos se tornem agentes multiplicadores no combate a dengue. Já nos dias 17, 18 e 19 serão realizadas panfletagens e exposição em estandes, em diferentes pontos da cidade.

Dengue – A dengue é uma doença transmitida pelo mosquito aedes aegypti, que se reproduz em água parada. Os sintomas da doença são: dor de cabeça e nos olhos, febre alta, dor nos músculos e nas juntas, manchas vermelhas por todo corpo, falta de apetite e fraqueza.

Nunca deixe água parada em qualquer tipo de recipiente como garrafas, pneus, pratos de vasos de plantas, bacias, copinhos, tampinhas e cascas de ovos. Também não se deve deixar de tampar caixas d’água, cisternas, tambores, poços e outros depósitos de água.