A secretaria de Saúde de Macaé, através do Centro de Referência ao Diabetes (CRD), realiza na próxima terça-feira (30) diversas atividades em comemoração ao Dia Internacional de Combate ao Diabetes. O evento, que foi adiado em novembro de devido às chuvas, acontece na Unidade Mista de Saúde, do distrito de Glicério, a partir das 9h.
Segundo a gerente do CRD, a assistente social Beth Gavazzi, na parte da manhã, a equipe multidisciplinar do centro ministrará palestras focando a importância de uma alimentação equilibrada, do desenvolvimento de hábitos saudáveis para o controle do diabetes, os fatores complicadores e as doenças relacionadas.
Na parte da tarde, a podóloga Jaqueline Esteves, fará o trabalho de avaliação de sensibilidade dos pés dos diabéticos. De acordo com ela, é muito comum as pessoas com diabetes apresentarem feridas nos pés, que podem levar à amputação da parte envolvida. Por isso, a prevenção e o tratamento são importantes.
A assistente social ressalta que o CRD, implantado há pouco mais de dois anos, desenvolve trabalho preconizando não apenas o aspecto curativo, mas, principalmente, o preventivo, uma vez que o diabetes está relacionado, diretamente, aos hábitos desenvolvidos durante a vida.
Ela afirma que esta não é apenas uma preocupação da secretaria de Saúde, mas da atual administração municipal. “Em 2005, o prefeito Riverton Mussi sancionou duas leis: 2.626 e 2656. A primeira, dispõe sobre o diagnóstico precoce do diabetes e anemia infantil na rede municipal, estadual e particular de ensino, e a segunda, é sobre a promoção da alimentação saudável nas escolas”, enfatiza.
Beth Gavazzi lembra que ao longo desses anos o CRD vem realizando atividades, projetos, parcerias e ações integradas com outras secretarias, fundações e empresas, para que através da socialização das informações haja uma contribuição onde as pessoas comecem a experimentar mudanças de hábitos.