Para lembrar o Dia Internacional de Combate ao Diabetes, 14 de novembro, a secretaria de Saúde de Macaé, através do Centro de Referência ao Diabético (CRD) preparou uma série de atividades. O evento será realizado na Unidade Mista de Saúde, do distrito de Glicério, a partir das 09h.
Segundo a gerente do CRD, a assistente social Beth Gavazzi, na parte da manhã, a equipe multidisciplinar do centro ministrará palestras focando a importância de uma alimentação equilibrada, do desenvolvimento de hábitos saudáveis para o controle do diabetes, os fatores complicadores e as doenças relacionadas.
Na parte da tarde, a podóloga Jaqueline Esteves, fará o trabalho de avaliação de sensibilidade dos pés dos diabéticos. De acordo com ela, é muito comum as pessoas com diabetes apresentarem feridas nos pés, que podem levar à amputação da parte envolvida. Por isso, a prevenção e o tratamento são importantes.
O secretário de Saúde, Fernando Diogo, ressalta que o CRD, implantado há pouco mais de dois anos, desenvolve trabalho preconizando não apenas o aspecto curativo, mas, principalmente, o preventivo, uma vez que o diabetes está relacionado, diretamente, aos hábitos desenvolvidos durante a vida.
O secretário afirma que esta não é apenas uma preocupação da secretaria de Saúde, mas da atual administração municipal. “Em 2005, o prefeito Riverton Mussi sancionou duas leis: 2.626 e 2656. A primeira, dispõe sobre o diagnóstico precoce do diabetes e anemia infantil na rede municipal, estadual e particular de ensino, e a segunda, é sobre a promoção da alimentação saudável nas escolas”, enfatiza.
Beth Gavazzi lembra que ao longo desses anos o CRD vem realizando atividades, projetos, parcerias e ações integradas com outras secretarias, fundações e empresas, para que através da socialização das informações haja uma contribuição onde as pessoas comecem a experimentar mudanças de hábitos.
Ela também conta dos projetos que serão lançados em 2007 como o Cozinha Feliz Volante e a Unidade Móvel de Podologia. O projeto Cozinha Feliz que, atualmente, acontece às quartas-feiras no CRD, com a nutricionista Patrícia Beraldi, onde todos aprendem receitas diets. “Queremos difundir esses trabalhos para todas as comunidades, administrando técnicas dietéticas e podológicas adequadas à prevenção e ao tratamento do diabetes e de outras doenças decorrentes”, diz.
Natal - No dia 14, também será lançado o Bazar de Natal do Grupo de Mulheres do CRD. O bazar funcionará na sede do Centro de Referência ao Diabético, até 14 de dezembro, de 10h às 16h. Serão oferecidos produtos artesanais confeccionados pelos usuários nas aulas de geração de renda. O CRD funciona na rua Benedito Lacerda, 103, Centro, atrás do Mercado de Peixe.