logo

Saúde: palestra aborda apoio à amamentação

26/07/2013 10:19:00 - Jornalista: Juliene Silveira

Com o objetivo de preparar os profissionais de saúde das unidades que atendem o público materno infantil para atuar na Semana Mundial de Amamentação, que acontece entre primeiro e sete de agosto, a Prefeitura de Macaé realizou, nesta quinta-feira (25), oficina de sensibilização com o tema “O porquê promover, proteger e apoiar a amamentação”. O encontro aconteceu no auditório do Hospital São João Batista e contou com a participação da pediatra e representante do Comitê de Aleitamento Materno da Sociedade Pediatra do Estado do Rio de Janeiro (Soperj), Maria da conceição Monteiro.

De acordo com a pediatra, a apresentação teve o intuito de orientar os profissionais sobre a importância do ato de amamentar, mostrando as vantagens e os benefícios do aleitamento materno para mães, bebês, família e sociedade. Maria da Conceição ainda explica que: “o aleitamento materno deve ser exclusivo até seis meses de idade e complementado com outros alimentos até os dois anos ou mais”.

Dados sobre a situação do aleitamento no Brasil também foram abordados e, segundo a pediatra, a qualidade do produto chamado leite humano é recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS), proposta do Brasil na 54º Assembleia Mundial de Saúde (MAS), que aconteceu, em 2001.

A Semana Mundial de Alimentação faz parte da proposta de governo de educação continuada com vista à prevenção e promoção da saúde. Neste ano, a semana terá como tema “Apoio às mães que amamentam: Próximo, Contínuo e Oportuno” e tem como objetivo conscientizar sobre a importância da amamentação.

Os profissionais ressaltam que durante a semana de eventos serão reforçadas as vantagens que o leite materno traz para o crescimento e desenvolvimento dos bebês e, consequentemente, a redução nos indicadores da mortalidade infantil. As atividades acontecerão em todas as unidades de saúde que trabalham com gestantes, puérperas e lactentes.