Para garantir a tranqüilidade dos foliões, durante o Carnaval, a Secretaria de Saúde de Macaé preparou um esquema especial de atendimento de emergência. Serão mais de 100 profissionais entre médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, administrativos, de serviços gerais, maqueiros e motoristas que atuarão nos cinco dias de Carnaval na zona urbana e na Região Serrana.
Segundo o secretário de Saúde, Fernando Diogo, dois postos de emergência estarão de plantão todos os dias a partir das 17h horas na Linha Verde/Bairro da Glória, sendo um próximo ao desfile e o segundo no local de shows do Fest Verão. Serão seis ambulâncias distribuídas entre a área de concentração, dispersão e postos médicos.
Fernando ressalta que o Corpo de Bombeiros também dará total apoio ao evento, disponibilizando ambulâncias e equipes de auxílio. Já a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil estará atuando na Linha Verde com 12 brigadistas de incêndio que vão estar posicionados nas arquibancadas e na pista, e também na barraca ao lado do posto de saúde.
Plantão – Além da Linha Verde, a Secretaria vai disponibilizar equipes em vários pontos da cidade. Na Praia do Barreto, próximo ao bar do Coco serão duas ambulâncias, sendo uma equipada com desfibrilador e equipe médica. Os foliões que forem curtir o Carnaval no balneário Lagomar, poderão se divertir com tranqüilidade, pois será oferecido todo suporte de transporte de emergência e equipe médica.
Já na Praia de Imbetiba, onde será realizado o Carnaval da Melhor Idade, a partir do dia 25, das 17h às 23h, haverá uma ambulância com médico, auxiliares de enfermagem, um auxiliar administrativo e de serviços gerais. Os grupos da Terceira Idade estarão reunidos em uma grande folia com batalha de confetes, concursos e uma animada banda, que executará grandes clássicos do Carnaval.
Os pronto socorros do Centro, Aeroporto e o Pediátrico terão suas equipes ampliadas para atender qualquer eventualidade. Os casos mais graves serão encaminhados para o Hospital Público Municipal (HPM) que conta diariamente com 18 especialidades médicas, centro cirúrgico com quatro salas, UTI adulto e pediátrico.
Serra - Na Região Serrana, onde a animação ficará por conta de bandas locais, a Secretaria de Saúde estará atendendo nas unidades de saúde, durante 24 horas. O Plantão abrangerá os distritos de Córrego do Ouro, Trapiche, Bicuda Grande, Glicério, Frade e Sana, e todos contarão com médicos, auxiliares de enfermagem, auxiliares administrativos, de serviços gerais e ambulâncias.
O secretário de Saúde, Fernando Diogo, lembra que uma das principais causas de atendimentos de emergência durante o Carnaval refere-se ao excesso de ingestão de bebida alcoólica e ao uso irregular de fogos de artifício. “É importante que a população se conscientize dos riscos desses ingredientes, e aproveite da melhor maneira as festividades”, concluiu.
Cuidados – A Coordenadoria de Vigilância Sanitária estará atuando, nos comércios de alimentos ambulantes e fixos, realizando um trabalho intenso de orientação e fiscalização. Segundo o coordenador de Vigilância Sanitária, Gilberto Cunha, sete fiscais estarão atuando durante todos os dias de Folia, percorrendo diariamente todos os estabelecimentos, verificando as normas básicas de higiene para manipulação, acondicionamento e exposição de alimentos, para que a população e os visitantes possam comer produtos de qualidade, sem correr nenhum risco.
Além das instalações, os fiscais também verificarão as condições de higiene pessoal dos que estão manipulando os alimentos, e a venda de bebidas em recipientes de vidro por parte dos ambulantes, que é proibida.
Prevenção – A coordenação do Programa DST/AIDS da Secretaria de Saúde, intensificará as ações educativas junto à população sobre prevenção contra a Aids, doenças sexualmente transmissíveis e gravidez indesejada. Durante o Carnaval serão distribuídos 18 mil preservativos que estarão disponíveis nas unidades de saúde e nos postos de emergência.