logo

Saúde preparada para o Carnaval 2008

01/02/2008 12:09:08 - Jornalista: Genimarta Oliveira

Durante os festejos do Carnaval em Macaé, diversas equipes de saúde estarão de plantão em todos os locais de shows e desfiles. A secretaria Especial de Saúde (Semusa) por meio da coordenação de emergência preparou um esquema para atender a zona urbana e a região serrana.

Segundo o secretário Executivo de Saúde, Paulo Seady, o plantão começa na noite desta sexta-feira (1), na Linha Verde. No local foi montado um posto de atendimento de 20 metros quadrados, com quatro leitos. Também serão disponibilizadas duas ambulâncias UTIs e três simples que estarão em pontos estratégicos da avenida do samba. “A preocupação do prefeito Riverton Mussi é que os turistas, macaenses e os integrantes das escolas de samba possam se divertir com tranqüilidade”, ressaltou.

Além da Linha Verde, a Semusa disponibilizará equipes em vários pontos da cidade. Na praia do Coco serão duas ambulâncias, sendo uma simples e outra UTI. Os foliões que forem curtir o Carnaval no balneário Lagomar poderão se divertir com tranqüilidade, pois será a Semusa dará todo suporte de transporte de emergência com duas unidades móveis simples e UTI.

Na praia dos Cavaleiros, onde a animação começa sempre às 16h com shows no trio elétrico e às 22h no palco montado no posto um, a secretaria colocará de plantão uma UTI móvel.

O coordenador de Emergência, o médico Murilo Campanati, lembra que os prontos socorros do Centro, Aeroporto e o Pediátrico terão suas equipes ampliadas para atender qualquer eventualidade. Os casos mais graves serão encaminhados para o Hospital Público Municipal (HPM) que conta diariamente com diversas especialidades médicas, centro cirúrgico com quatro salas, UTI adulto e pediátrico.

Serra – Na região serrana as unidades de saúde recebem o reforço da equipe e de ambulâncias. As unidades de referência serão a de Glicério e o Hospital Público da Serra, no distrito de Trapiche, que terão suas equipes de atendimento ampliadas, além da instalação de ambulância UTI.

No Sana, além da equipe médica e da ambulância simples haverá uma UTI móvel. Em Córrego do Ouro, equipe médica e duas ambulâncias. Também recebem reforço as unidades de saúde de Bicuda Grande, Areia Branca e Frade.

Cuidados – A Coordenadoria de Vigilância Sanitária estará atuando, nos comércios de alimentos ambulantes e fixos, realizando um trabalho intenso de orientação e fiscalização. Os fiscais percorrerão diariamente todos os estabelecimentos verificando as normas básicas de higiene para manipulação, acondicionamento e exposição de alimentos, para que a população e os visitantes possam comer produtos de qualidade, sem correr nenhum risco.
Além das instalações, os fiscais também verificarão as condições de higiene pessoal dos que estão manipulando os alimentos, e a venda de bebidas em recipientes de vidro por parte dos ambulantes, que é proibida.

Prevenção – A coordenação do Programa DST/AIDS da secretaria de Saúde, intensificará as ações educativas junto à população sobre prevenção contra a Aids, doenças sexualmente transmissíveis e gravidez indesejada. Durante o Carnaval serão distribuídos 90 mil preservativos que estarão disponíveis nas unidades de saúde e nos postos de emergência.