Saúde: profissionais recebem capacitação sobre substâncias psicoativas

15/10/2013 16:27:00 - Jornalista: Catarina Brust

Foto: Ana Chaffin

Palestra reuniu 106 participantes de nível médio no paço municipal

A prefeitura prossegue com cursos de capacitação para os profissionais da rede municipal de saúde. Nesta terça-feira (15) foi realizada mais uma palestra do módulo sobre "Tabagismo: Um Grave Problema de Saúde Pública (INCA)", dando continuidade ao curso de capacitação em Substâncias Psicoativas e Dependência Química para os agentes dos módulos do Estratégia da Saúde da Família (ESF) e das Unidades Básicas de Saúde (UBS). A palestra reuniu 106 participantes de nível médio no paço municipal da prefeitura.

O curso de capacitação é promovido pela Coordenadoria de Políticas sobre Drogas e, nesta terça-feira (15), foi ministrada a palestra do assistente social e coordenador da área técnica de prevenção e controle do tabagismo de Macaé, Márcio Rocha. O próximo curso será no dia 24 com a pneumologista da área técnica do município, Patrícia Andrade.
Onde procurar ajuda para parar de fumar
Quem estiver interessado em parar de fumar pode se dirigir ao Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (Caps Ad - Porto). A sede da instituição fica na Rua Velho Campos, 1071, Centro, próximo ao Terminal Central, e funciona das 8h às 20h.
O Caps Ad Porto possui uma equipe multiprofissional composta por médico, psicólogo, fisioterapeuta, enfermeiro, terapeuta ocupacional, assistente social, técnico de enfermagem e cuidador. São oferecidas oficinas, atendimento em grupo e individual.
A instituição conta ainda com o programa de tabagismo. Por mês, a equipe recebe 80 novos casos - atualmente 320 pessoas estão em tratamento. Segundo dados do programa, entre 70 e 80% das pessoas que frequentam o tratamento até o final param de fumar.
O tratamento dura em média três meses e é realizado em etapas. As pessoas interessadas em deixar de fumar podem procurar a sede do Caps Ad para fazer a primeira avaliação.