Foto: Joice Trindade
Principal objetivo foi levar informações à população
A equipe que atua junto ao programa Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST-Aids) realizou, nesta quarta-feira (13), atendimento itinerante na Piracema. A ação, realizada em parceria com a Associação de Moradores da área, teve o objetivo de levar orientações sobre controle e prevenção da transmissão de doenças como sífilis congênita, prevenção das IST e Aids.
Durante a programação foram disponibilizados testes rápidos, preservativos e houve a entrega de informativos que reforçam a conscientização sobre a prevenção das infecções sexualmente transmissíveis como Aids, Sífilis, Hepatites B e C. O atendimento também contou com apoio da ONG Cores da Vida.
Na ocasião, moradores da Piracema tiveram a oportunidade de tirar dúvidas com a equipe composta por profissionais como técnico de enfermagem e psicólogo, responsáveis por aconselhamento antes e depois da realização dos testes. Esta foi a primeira ação no bairro, que também deve receber um mutirão especial com ação do IST-Aids, corte de cabelo, elaboração de currículo e contação de histórias.
No decorrer da ação, os participantes elogiaram o atendimento. O segurança Ademir Vieira da Silva, 53 anos, foi um deles. “Gostei muito da ação. É muito importante ter este atendimento de saúde na nossa comunidade”, comentou, ao receber informativos e fazer testes.
Estavam presentes no atendimento a coordenadora do programa, Sandra de Oliveira Barcelos; a assistente administrativo, Marcelo Cardoso; e a equipe de apoio.
“Este atendimento para comunidade é de suma importância. Este ano já realizamos duas ações na área central, a exemplo do Calçadão. A participação é muito boa e o atendimento também”, comentou.
A parceria com a Associação de Moradores foi elogiada. Entre eles estavam os integrantes da presidência Rafael de Azevedo e Gilberto Evangelista, além do idealizador e organizador, Filipe Augusto Wenderroschy de Souza. Eles comentaram que a programação foi muito bem vinda.
“Os moradores merecem este atendimento. Muitas informações são valiosas para todos, pois cuidar da saúde é essencial. Esperamos que esta parceria se estenda, pois a ação foi maravilhosa”, frisou Rafael.
O programa
O Programa DST/Aids funciona na Rua Alfredo Backer, 182, no Centro, das 8h às 11h30, e das 13h às 16h. Para realizar testes basta procurar a sede do programa de segunda a sexta-feira, de 8h às 17h, ou pelos telefones 2796-1704 ou 2796-1794.
Quem deseja tirar dúvidas pode enviar demanda para o email aidsmacae@yahoo.com.br. O tratamento é realizado por uma equipe multidisciplinar composta por psicólogos, enfermeiros, técnicos, auxiliares de enfermagem e médicos.