Acontece neste sábado (29) o Dia D da Campanha de Vacinação Contra a Gripe. Em Macaé, a secretaria de Saúde vai receber os idosos com um café da manhã e muita música. A vacinação será no Centro de Saúde Dr. Jorge Caldas, das 8h às 17h.
A campanha, que termina no dia 05 de maio, é destinada aos idosos com idade a partir dos 60 anos. “Nossa meta é atingir todos os idosos, sendo esta a classe de pessoas mais vulnerável a doenças, principalmente a gripe, que surge com a mudança do tempo”, disse o secretário de Saúde, Fernando Diogo.
Ele ressalta que ao contrário do que a maioria pensa, a gripe é uma doença perigosa, que pode provocar complicações e até levar o paciente à morte. Além de evitar a gripe, a vacina contra o vírus influenza – causador da enfermidade – ajuda a prevenir outros problemas de saúde. A dose é gratuita.
Exceção – Segundo o Ministério da Saúde não devem tomar a vacina contra influenza os idosos que apresentam:
• reação alérgica após a ingestão de ovo;
• reação alérgica em doses anteriores da vacina ou a alguns de seus componentes;
• síndrome de Guillian-Barré(*), pois a vacina pode reativar a doença;
• problemas neurológicos;
• doenças infecciosas agudas.
(*) Inflamação no sistema nervoso que é a causa mais comum de paralisia em adultos.
Resfriado e gripe – O secretário acrescenta que uma das dificuldades no combate à gripe é fazer a população entender a diferença entre essa doença e o resfriado. Como o resfriado é mais leve, parte da população deixa de tomar as precauções necessárias contra a gripe, por achar que ela também representa um problema menor.
“A gripe é uma doença bastante contagiosa, provocada pelo vírus Influenza e transmitida de pessoa a pessoa por meio das vias respiratórias, por espirros, tosses ou durante uma conversa”, frisou.
Geralmente a gripe causa febre alta, dor de garganta, tosse, dores no corpo e na cabeça, fraqueza e mal-estar. A gripe pode se transformar em problemas de saúde mais graves como a pneumonia. A doença dura em média uma semana. Os anti-gripais eliminam os sintomas, porém não curam. Previne-se a gripe com a vacina.
Diversos germes originam o resfriado. Seus sintomas são parecidos com os da gripe, embora mais fracos e de curta duração. Normalmente o resfriado tem como sintomas coriza, dor de garganta e, eventualmente, febre. Não existe vacina para resfriado