Saúde promove rede de apoio a estudantes no Parque Atalaia

01/09/2022 10:51:00 - Jornalista: Márcio Siqueira

Foto: Equipe Saúde

Atividade teve o objetivo de acolher, ouvir e trocar experiências

Acolher, ouvir e trocar experiências. A prática, desenvolvida pela rede de Atenção Básica do município, com o uso do espaço coletivo do Parque Atalaia, tem ampliado a rede de apoio e assistência em saúde mental, que passa a envolver também alunos da rede pública de ensino.

Esse trabalho foi realizado, nesta quarta-feira (30), pela equipe da Estratégia Saúde da Família (ESF) da Areia Branca junto aos estudantes da turma do 7º ano do Colégio Municipal Tarcísio Paes de Figueiredo.

No Parque Atalaia, o grupo participou de rodas de conversa, através da prática da Terapia Comunitária Integrativa, aplicada pelas profissionais Lucia São Thiago (fisioterapeuta) e Débora Freire (psicóloga) que compõem o NASF Núcleo Ampliado de Saúde da Família (NASF). A enfermeira da ESF Areia Branca, Milaidy Amorim e estagiários do curso de Enfermagem da Universidade Estácio de Sá também acompanharam as atividades.

O trabalho tem o objetivo de desenvolver uma rede de escuta sensível aos alunos, como assistência em saúde mental. A abordagem estimula a partilha de saberes e experiências, de forma horizontalizada, promovendo a autonomia e os vínculos afetivos.

A metodologia faz parte de uma das 29 práticas integrativas e complementares, contempladas pelo SUS.


Fotos Relacionadas