Saúde promove “Heterogênese Urbana na Praça”

20/03/2012 15:30:24 - Jornalista: Monica Torres

Em torno do obelisco da Praça Veríssimo de Mello, no centro, acontece toda quarta-feira o projeto Heterogênese Urbana na Praça, realizado pelo dispositivo Espaço de Convivência, Cultura, Eventos e Renda do Programa de Saúde Mental, da Secretaria de Saúde do município. O encontro conta com mais de 200 participantes por vez, entre estudantes de escolas públicas e privadas, usuários do sistema de saúde, pessoas atendidas pelos diversos dispositivos da Prefeitura e comunidade em geral.

Cadeiras, som, ideias e um propósito: conversar sobre as diferenças, o respeito, o acolhimento e o amor ao semelhante que, por algum motivo, também é bem diferente. Quem se emociona ao explicar o evento é o coordenador e musicoterapeuta Paulo de Tarso.

- Os participantes vêm empolgados, animados, apropriando-se desse espaço que lhes pertence. A timidez, natural, às vezes impera, mas no decorrer da conversa sobre a natureza daquele lugar, um espaço democrático para que possamos quebrar barreiras e nos expressar, aprender a ser ativista na vida da cidade, deixa todos mais à vontade e com mais vontade de participar.

Em geral, como ressalta Paulo de Tarso, um participante mais antigo do grupo começa apresentando o tema e os princípios éticos. “Uma ética para a vida: seja comedido ao falar para que todos possam participar; respeite a opinião do outro; não tente transformar sua opinião, ideia ou crença numa verdade para todos.”

Nos encontros, os participantes, falam, cantam e se propõe a dar uma parte de si para a interação com o outro. “Crianças declarando em público a proposta de acolher novas possibilidades é ganhar mais fôlego para continuar investindo num modelo de sociedade que desejamos: justa e igualitária”, completa o psiquiatra Dimitri Marques Abramov

Um dos participantes do Heterogênese Urbana na Praça Dimitri Abramov, ainda pontua que o projeto vem se tornando uma referência, tanto para o campo da saúde mental, como também para o campo da educação e da subjetividade. Neste ano, novos profissionais integraram-se ao evento, promovendo a ampliação das ações pela cidade e novas composições entre instituições e comunidade, mediadas pela arte e pela cultura.

Os próximos encontros acontecerão nos seguintes dias, em horário integral (manhã e tarde): 28/03, 25/04, 19/05, 30/05, 27/06, 15/08, 25/08, 26/09, 31/10 e 21/11.

Em caso de chuva e/ou mau tempo os "Heterogênese na Praça" são adiados, sendo avisado a nova data com antecedência. Outras informações pelo e-mail: heterogeneseurbana@gmail.com ou pelo site: http://heterogeneseurbana.org