logo

Saúde realiza 1º Workshop sobre Atenção Primária

09/02/2023 14:10:00 - Jornalista: Elis Regina Nuffer

Foto: Ana Chaffin

Evento acontece nesta quinta-feira (9)

O 1º Workshop da Atenção Primária à Saúde (APS) de Macaé está sendo realizado, nesta quinta-feira (9), com o tema “Conhecendo a Atenção Primária", que oferece diversidade de serviços através do Sistema Único de Saúde (SUS). O evento é uma realização da prefeitura, através da Secretaria Adjunta de Atenção Básica/Gerência de Atenção Primária, e tem como objetivo apresentar os resultados do atendimento à população e integrar as ações realizadas nas unidades. Até 2024 a rede terá mais avanços de serviços e atendimentos priorizando as necessidades de saúde dos cidadãos.

Porta de entrada do usuário na rede, a APS é formada por equipe multidisciplinar com atuação avançada junto às demandas de saúde no atendimento ao indivíduo e à comunidade. O secretário municipal de Saúde, Alexandre Azevedo da Cruz, abriu o evento e anunciou novos atendimentos para a população. “Em breve o município terá Consultório Móvel, ônibus da Saúde da Mulher e as unidades de saúde entrarão em processo de reforma física com melhores acomodações para recebermos os usuários”, disse.

Representando o prefeito Welberth Rezende, o secretário foi enfático: “O governo está no caminho certo. A Saúde em Macaé é voltada para a proximidade com os cidadãos e as comunidades. Temos avançado para melhorar os serviços que oferecemos e ampliar a rede no que for necessário. Sem a Atenção Básica e Atenção Primária, sabemos que a cidade não funciona. Macaé oferece programas essenciais na rede e estamos à frente de muitos municípios”, acrescentou.

A rede pública municipal de Saúde tem as suas ações pautadas na acessibilidade, participação social, integralidade, acolhimento dos usuários e seus familiares com base na prevenção e promoção à saúde. Com base nesses princípios, no Workshop os coordenadores da APS apresentaram como a sua unidade funciona e trocaram informações sobre o que a rede oferece em termos de atendimento como consultas, exames, cirurgias, cobertura vacinal e outros programas e serviços.

Eles destacaram que a Atenção Primária atua na prevenção e diagnóstico de doenças crônicas e tem conseguido reduzir as mortes materno-infantis; sífilis; câncer de próstata e de mama. A APS também desenvolve programas de controle da obesidade e de gravidez de adolescentes, entre outros. “Oferecemos muitos serviços e é importante que todos conheçam a rede para saber como eles chegam à população e como as pessoas têm acesso”, destacou a secretária de Atenção Básica, Natália Antunes.

Ela informou que em março os servidores da Atenção Primária serão capacitados em curso do Sesc Saúde e Cruz Vermelha, em parceria com a Secretaria de Saúde, com aulas teóricas e práticas para o melhor atendimento à população desde os primeiros socorros. Além disso, será realizada a conferência no mês de março.

Também compondo a mesa de abertura do evento, a gerente de Atenção Primária à Saúde, Liciane Furtado, destacou a importância do evento pautado na troca de informações.


“Trabalhamos no cuidado com o outro e seus familiares e fortalecemos os serviços quando conhecemos como funciona a rede. Por isto é importante sabermos o que cada um desenvolve. O desafio só começou e temos uma jornada para avançar cada vez mais. Esse é o nosso objetivo”, disse.


Fotos Relacionadas