Foto: Maurício Porão
Evento buscou a atualização dos profissionais que atuam na rede pública
A Secretaria de Saúde de Macaé promoveu nesta terça-feira (11), o 3° Encontro de Imunização visando o aprimoramento da vacinação através da atualização dos profissionais que atuam na rede pública. O evento, no auditório da Câmara Municipal, contou com a participação de médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e coordenadores da Atenção Básica.
Na oportunidade, a secretária adjunta de Atenção Básica, Natália Antunes, ressaltou a importância da vacinação como ferramenta de prevenção e promoção da saúde. “Abordar a imunização neste evento é falar de ciência, acesso à saúde através de um dos melhores programas de acesso à saúde pública. Mesmo com todos os desafios, temos que defender a vacina, sensibilizando os profissionais de saúde para mobilizar e oferecer informações adequadas a população”, disse.
Para a coordenadora do Programa Municipal de Imunização, Samyra Mayer, o encontro é fundamental para troca de conhecimento e saberes para a melhoria da qualidade do serviço.
Ainda durante a solenidade de abertura a gerente de Vigilância em Saúde, Elenice Sales, reforçou a relevância da vacina para a proteção da saúde individual e coletiva. “A vacinação vai muito além de aplicar, é impedir que alguém venha a óbito ou tenha sequelas de alguma doença evitável”, pontuou.
Ao longo do dia, profissionais de saúde e estudantes da área puderam participar de debates. A primeira mesa redonda “A importância da vacinação e a diferença entre as vacinas da rede privada e pública”, teve como mediadora a professora doutora, Fernanda Teles e contou com a participação dos médicos Jalneia Ferreira Assis, Gleison Guimarães e Charbell Miguel Haddad Kury.
Foram abordadas as temáticas “Imunização na Prática, o Programa de Saúde na Escola como estratégia de acesso à Imunização”, com as enfermeiras Kissila Verônica de Araújo, Ana Carolina Tavares Vieira, Ana Eleonora Feydit Area de Abreu e a agente comunitária de saúde, Rosana Cruz Barbosa Feliciano.
Outro ponto de debate foi a “Rede de frio”, com a enfermeira Isabela Barboza da Silva Tavares Amaral. Finalizando a rodada de palestras, os enfermeiros Rodrigo Azevedo Bezerra e Malu Gabriela Costa da Rocha abordaram a “Técnica ventroglútea”.