logo

Saúde realiza audiência pública para prestação de contas na Câmara

24/02/2015 17:11:00 - Jornalista: Genimarta Oliveira

Foto: Juranir Badaró

Público participa com sugestões e críticas

A secretaria de Saúde realizou nesta segunda-feira (23) audiência pública para apresentar a prestação de contas do terceiro quadrimestre de 2014. A reunião foi aberta ao público e aconteceu na Câmara Municipal, no Centro. Foram mostrados os dados referentes à produção e prestação de serviços de todas as coordenadorias, programas e fundações ligadas à pasta.

O encontro atende à exigência da Lei Complementar nº 141 de 13 de janeiro de 2012, que determina que a secretaria de Saúde faça uma prestação de contas a cada quatro meses. Estiveram presentes membros da sociedade civil, conselheiros municipais e profissionais de saúde.

Durante a prestação de contas, foi destacada a reinauguração do Hospital Madre Tereza de Calcutá, a inauguração da Casa do Curativo, obras de ampliação do Hospital Público Municipal (HPM), que aumentará em cem leitos a capacidade da unidade. O hospital ganhou ainda novos equipamentos e obras de reforma na cozinha, refeitório e telhado.

De acordo com dados da Fundação Municipal Hospitalar de Macaé, gestora do HPM e do Hospital da Serra, houve um aumento de 30,4% nas cirurgias de bucomaxilofacial, otorrinolaringologia e oftalmologia, se comparado ao mesmo período de 2013. O mesmo aconteceu nas especialidade de cirurgia plástica, geral, urológica e vascular do HPM.

Já no Hospital da Serra, no Trapiche, a novidade foi a oferta do exame de video-histeroscopia, que é uma técnica utilizada na ginecologia para diagnósticos e cirurgias intrauterinas não-invasivas para investigar o interior do útero (cavidade uterina). Houve um aumento de 144,6% nos procedimentos cirúrgicos eletivos.

Na ocasião também foram destacadas a produção e os atendimentos nas unidades de saúde. A subsecretaria de odontologia realizou 207.335 procedimentos, sendo 63.812 individuais e 143.523 coletivos. Foram 78.317 atendimentos médicos nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Centros de Especialidades.

Com a inauguração da Casa da Vacina, houve um aumento significativo nos procedimentos de rotina. Foram realizados 17.079 procedimentos no terceiro semestre de 2014 e 12.505 no mesmo período de 2013.

No final da apresentação houve a participação do público, os técnicos esclareceram dúvidas e anotaram propostas para melhoria da rede municipal de saúde.