Saúde realiza campanha anti-rábica na região serrana

02/08/2005 15:54:08 - Jornalista: Genimarta Oliveira e Maria Izabel Monteiro

A Secretaria de Saúde de Macaé, através da Divisão de Zoonoses da Coordenação de Saúde Coletiva, estará imunizando os animais da região serrana, dando continuidade à Campanha de Vacinação anti-rábica canina e felina iniciada no município em 11 de julho. A campanha prosseguirá até o mês de setembro.

Nos dias 15, 16 e 17 de agosto, a equipe da Semusa estará vacinando os animais, a partir de um mês de idade, em Córrego do Ouro. No dia 18, no Trapiche. No dia 19, na Serra da Cruz, através de equipe volante, que também atenderá a outras localidades da serra macaense.

O secretário de Saúde, Fernando Diogo, informou que durante o período da campanha a equipe de vacinadores trabalhará em 60 localidades na sede do município e nos distritos. “A meta da secretaria é imunizar aproximadamente 21 mil animais a partir de um mês de idade”, disse.

Cristina Pereira, veterinária e gerente da divisão de Zooneses, ressalta que a proposta é garantir imunidade ao maior número de animais. “A raiva é uma zoonose que representa um grande problema de Saúde Pública, pois tem evolução fatal quando instalada no organismo e há um número considerável de pessoas expostas ao risco por conta do contato com animais domésticos que, muitas vezes, não são vacinados anualmente”, alerta.

Cristina explica que, neste período, serão montados dois postos de vacinação por dia em cada bairro ou distrito. Os animais serão vacinados das 9h às 16h. “A coordenação da campanha trabalhará em postos de vacinação fixos e volantes, principalmente na região serrana e em localidades de difícil acesso. Cada posto contará com uma equipe básica composta por vacinadores, auxiliares, escriba e motorista”.

Durante a campanha, a Secretaria de Saúde atuará em pontos estratégicos do município, trabalhando com 15 postos fixos que funcionarão em unidades de saúde, escolas municipais e estaduais, associação de moradores e praças públicas.