logo

Saúde realiza encontro pelo Dia Nacional dos Ostomizados

09/11/2023 12:32:00 - Jornalista: Genimarta Oliveira

Foto: Ana Chaffin

Em alusão ao Dia Nacional dos Ostomizados, a Secretaria de Saúde de Macaé, por meio do Polo de Ostomia, realizou um encontro na manhã desta quinta-feira (9) com pacientes assistidos pela rede, estudantes da área de Enfermagem e profissionais de saúde.

Segundo a enfermeira e gerente do Polo de Ostomia, Lívia Gerhard, o evento visa a divulgação de informações que contribuam para combater o preconceito contra as pessoas que utilizam o procedimento de ostomia. “Atualmente nós temos 130 pacientes cadastrados, mensalmente é feita a dispensação das bolsas e adjuvantes”, pontuou. A novidade é que no próximo mês será oferecida auriculoterapia.

A assistente social do Polo de Ostomia, Renata Oliveira, lembra que o paciente quando é encaminhado para o serviço, recebe toda orientação com consulta de enfermagem e acolhimento social onde são repassadas informações sobre seus direitos sociais e previdenciários. “As estomias podem ser temporárias ou definitivas, e neste caso o paciente é incluído como deficiente físico, permitindo às pessoas ostomizadas todos os benefícios que possuem as pessoas com deficiência no Brasil”, frisou.

Durante o encontro também foi realizada a palestra “Estoma saudável, pele saudável e saúde da bexiga”, proferida pelas enfermeiras estomaterapeutas Carla Teles e Elis Vargas, da empresa Coloplast. Na ocasião, elas destacaram o Polo de Ostomia como referência. “Estamos aqui para passar algumas informações, pois no dia a dia há muita dificuldade de como lidar com a bolsa. “O processo de adaptação inicial pode ser difícil, mas a ostomia é um procedimento que proporciona a melhora da qualidade de vida destes pacientes”, disse Carla.

Há 10 anos como paciente ostomizada, Cátia da Silva Rocha contou que hoje leva uma vida normal. “A adaptação foi um pouco difícil, mas logo que fiz a cirurgia tive toda assistência. Mensalmente recebo minhas bolsas e todos os insumos necessários, e as orientações dessa equipe que é muito dedicada”.

O Polo de Ostomia funciona à Rua Visconde de Quissamã, 674, Centro da cidade, no mesmo endereço da Casa do Curativo.


Fotos Relacionadas