As exposições ocupacionais a materiais biológicos potencialmente contaminados continuam representando um sério risco aos profissionais da área da saúde, no seu local de trabalho. Investindo na prevenção e capacitação de seus profissionais, a secretaria de Saúde de Macaé, através do Programa de Saúde do Trabalhador e DST/AIDS, realiza nesta quarta-feira (19), às 8h, a palestra “Acidentes com material biológico” .
- É preciso antecipar-se se aos problemas, conscientizando os profissionais para os riscos que eles correm dentro da sua função e da importância do uso diário dos equipamentos de proteção individual – ressaltou o secretário de Saúde, Fernando Diogo. O evento acontece no auditório da Secretaria de Educação, localizado na rua Antero Perlingeiro, s/nº, antigo prédio da Macaense.
A palestra será destinada aos funcionários da rede ambulatorial e hospitalar, pública e privada de saúde (médicos, enfermeiros, assistentes sociais, auxiliares e técnicos de enfermagem) e laboratórios de análises clínicas.
De acordo com a coordenadora do DST/AIDS, Vera Andrade, os ferimentos com agulhas e material perfuro-cortante, em geral, são considerados extremamente perigosos por serem potencialmente capazes de transmitir diversas doenças, sendo os vírus da AIDS, da hepatite B e da hepatite C os agentes infecciosos mais comumente envolvidos. “Evitar a exposição ocupacional é o principal caminho para prevenir a transmissão destas doenças”, alertou.