A secretaria Especial de Saúde de Macaé recebeu nova remessa da vacina contra a febre amarela. As pessoas que forem viajar para áreas endêmicas podem procurar o Centro de Saúde Dr. Jorge Caldas, das 8h às 16h.
A vacina deve ser tomada 10 dias antes da viagem e é válida por 10 anos, por isso quem tomou a vacina no período não deve repetir a dose. Deve tomar a vacina quem vai para as regiões norte e centro-oeste do país, e para algumas cidades dos estados do Maranhão, Piauí, Bahia, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. “Quem deve tomar esta vacina são os viajantes que estão se dirigindo para estas regiões de risco”, afirma o secretário de Saúde, Luiz da Penha.
Segundo o secretário, foi solicitada uma quantidade de doses, suficientes para atender a toda demanda. Ele acrescenta que devido ao registro de casos de febre amarela em alguns estados do país, dezenas de pessoas estão procurando diariamente a unidade de saúde para pegar informações e se imunizar.
- O Ministério da Saúde garante que não se trata de uma epidemia, mas de casos isolados da doença, por isso a vacinação contra a febre amarela é direcionada apenas às pessoas que forem para os locais de risco -, frisou.
Os sintomas da doença são febre, dor de cabeça, vômito, dores no corpo e icterícia, quando os olhos e a pele ficam amarelados - por isso o nome da doença.