Foto: Bruno Campos
Encontro reuniu os 16 médicos aprovados para as especialidades de Clínica Médica, Pediatria e Cirurgia Geral
Os 16 médicos aprovados para o Programa de Residência Médica/2016 da Prefeitura de Macaé, foram recebidos nesta segunda-feira (21), pelo secretário de Saúde, Pedro Reis. Na ocasião, ele deu boas-vindas aos residentes e falou da estrutura da rede municipal de saúde que vem crescendo ao longo dos anos. As especialidades do Programa são: Clínica Médica, Pediatria e Cirurgia Geral.
- A medicina é um desafio e com a residência médica na cidade há uma evolução natural de todo sistema, que hoje projetamos para que seja voltado para o cuidado, com promoção e prevenção da saúde - frisou Pedro Reis.
Os coordenadores da Comissão de Residência Médica de Macaé, Márcio Ximenes e do Programa de Clínica Médica, Sávio Mussi, revelaram que foram realizadas parcerias com duas importantes instituições de medicina do Rio de Janeiro, o HemoRio e o Instituto Nacional de Cardiologia. "Os residentes terão a oportunidade de do aprendizado com a vivência em Macaé e o aprimoramento em outros dois centros de excelência", disseram.
A professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Jussara Mathias Neto, destacou que este é um período de muito estresse, ansiedade e que todos devem aprender a resistir a tudo isso.
Os macaenses, Paula Seady e Thiago Lima, são dois dos residentes que comemoram a conquista. Após passarem seis anos morando em outro município no curso de medicina, agora vão fazer clínica médica em sua terra natal. "Fico feliz por estar perto da família e atuar na cidade onde nasci", afirma Paula.
Também aprovada para clínica médica, a paulista de Ribeirão Preto, Camila dos Santos, fez faculdade em Pouso Alegre, em Minas Gerais. Com namorado e amigos na cidade, Camila tem uma boa expectativa para a residência no município. "Tive uma boa impressão do curso e com a base que irei adquirir aqui pretendo me especializar em cardiologia".
Ainda estiveram presentes a coordenadora do Programa de Pediatria, Ângela Márcia Mendonça e a subsecretária de Saúde, Sônia Mussi.