logo

Saúde: ritmo acelerado para funcionamento de nova unidade na Barra

18/02/2008 14:16:54 - Jornalista: Genimarta Oliveira

A equipe da secretaria Especial de Saúde de Macaé trabalha em ritmo acelerado para a montagem dos mobiliários e equipamentos da nova sede da Unidade Básica de Saúde da Barra. O secretário de Saúde, Luiz da Penha, garante que a unidade começa a funcionar dentro de poucos dias.

No prédio, que fica anexo à Fundação Agropecuária de Abastecimento e Pesca (Agrape), além de ter atendimento ambulatorial com ginecologia e pré-natal os usuários irão contar com os serviços de puericultura e odontologia em horário especial. “Esta nova unidade vai ao encontro das políticas públicas sociais do governo Riverton Mussi, que visa a melhoria do acesso da população aos serviços essenciais de saúde”, frisa.

O secretário Executivo de Saúde, Paulo Seady, lembra que a odontologia no terceiro turno tem finalidade de atender, principalmente, as pessoas que trabalham durante todo dia. Ele fala ainda que diversas unidades estão recebendo novos equipamentos como cadeiras odontológicas, raio x, amalgamador, auto-clave, entre outros.

Como funcionava apenas como um setor administrativo, a nova sede da unidade de saúde passou por obras de adaptação. O trabalho foi orientado pela equipe de arquitetos da coordenação de Vigilância Sanitária, para que estejam adequadas às normas de segurança.

Serviços – Com o objetivo de oferecer um número cada vez maior de serviços de saúde à população, a secretaria Especial de Saúde implementou diversas ações neste início de ano. Entre elas, o funcionamento do Centro Municipal de Reabilitação. Paulo explica que os serviços na área de fisioterapia oferecidos no Centro de Especialidades Médicas Dr. Moacyr Santos foram transferidos para a nova sede, localizada no bairro Miramar, próximo à praça Santos Dumont, além da implementação de novos programas.

Outro serviço - uma antiga reivindicação da população e que foi atendida pela prefeitura - foi a implantação do setor de Raio X do Pronto Socorro, do bairro Aeroporto. De acordo com a direção, a unidade está realizando os exames na área de emergência.

Luiz da Penha acrescenta que outras medidas são tomadas para melhorar ainda mais a qualidade de vida população. “Em breve em algumas unidades, onde o fluxo de pessoas é maior, iremos informatizar, para facilitar a vida dos usuários e funcionários”, revela.