logo

Saúde vai distribuir 90 mil preservativos durante o Carnaval

24/01/2008 15:25:31 - Jornalista: Genimarta Oliveira

Como reforço às ações permanentes de prevenção e controle das doenças sexualmente transmissíveis e Aids, a secretaria Especial de Saúde de Macaé, vai distribuir 90 mil preservativos durante o Carnaval. A coordenadora do Programa DST/Aids, Vera Andrade, lembra que este trabalho faz parte da política de saúde do governo Riverton Mussi, que visa garantir o atendimento e bem-estar da população e dos visitantes durante o período carnavalesco.

Vera ressalta que o Programa Municipal DST/Aids vai utilizar neste ano de 2008 o lema escolhido pelo Ministério da Saúde para o carnaval: “Bom de cama é quem usa camisinha”. “Este ano estamos reforçando o número de preservativos, serão colocadas à disposição da população mais 10 mil camisinhas. A camisinha é a única forma de se prevenir contra a Aids”, alertou.

Além da distribuição dos preservativos, a Secretaria de Saúde também intensificará o trabalho de orientação, com a distribuição de folhetos explicativos em diversos pontos da cidade. Nos dias primeiro e dois de fevereiro a equipe do programa estará na rodoviária. “Os turistas receberão uma atenção especial. Escolhemos a rodoviária por ser um local de grande circulação de pessoas. Lá as pessoas poderão tirar dúvidas e pegar preservativos”, afirma.

No sábado de Carnaval, a equipe do Programa Saúde da Família em parceria com o programa DST e as comunidades da Barra, Brasília e Morro de São Jorge irão realizar diversas atividades alusivas às festividades de momo, onde também realizarão trabalho de prevenção e distribuição de preservativos.

Pontos de distribuição - A distribuição de preservativos será feita em todas as unidades de saúde e nos postos de atendimento médico nos locais de desfile, shows e na região serrana (Sana, Glicério e Trapiche).

A coordenação do Programa DST/Aids, vem implementando várias ações e projetos com o objetivo de melhorar a qualidade de vida dos pacientes. Entre as ações esta o trabalho feito na área de fisioterapia que está sendo ampliado.

Implantado em 2007, o atendimento de odontológico faz parte do projeto de integração dos serviços desenvolvidos pelo programa. “A nossa intenção é proporcionar maior comodidade aos usuários. Ao invés de se deslocarem para outra unidade para obter tratamento odontológico”, disse.

Vera ressalta que a prioridade do programa DST/Aids e o trabalho permanente de prevenção, com palestras, orientações sobre as doenças sexualmente transmissíveis e Aids, campanhas segmentadas como a do Carnaval, implantação de estande na praia dos Cavaleiros durante o verão e a distribuição de preservativos. Atualmente, o programa distribui por mês mais de 30 mil preservativos, superando a meta de distribuição de 20 mil do Ministério da Saúde, número de preservativos fornecidos ao município.

O Programa Municipal DST/Aids está localizado na rua Velho Campos 354 – Centro. As pessoas que se interessarem podem fazer o teste Anti-HIV, sífilis, hepatites B e C, pegar preservativos, além do atendimento médico. Tel: (22)2772-9397.