Saúde vai implantar programa de vigilância alimentar

30/03/2005 16:56:18 - Jornalista:

A Secretaria de Saúde de Macaé vai implantar este ano o Programa de Vigilância Alimentar e Nutricional (VAN). O principal objetivo é traçar o perfil nutricional da população de forma mais criteriosa para a tomada de decisões e formulação de políticas públicas, de acordo com o diagnóstico descritivo e analítico da situação alimentar e nutricional.

A implantação do projeto foi um dos assuntos discutidos nesta quarta-feira durante a reunião da Coordenadoria da Área Técnica de Alimentação e Nutrição (ATAN) e Amamentação da Região Norte Fluminense. No encontro, foram definidas ações que serão realizadas pelas Coordenadorias Municipais no ano de 2005.
Segundo a coordenadora da Área Técnica de Alimentação e Nutrição, da Secretaria de Saúde de Macaé, Débora Menezes, uma das primeiras medidas a serem tomadas será a implantação do Programa de Vigilância Alimentar e Nutricional, que será feito de maneira gradual. “Primeiramente iremos fazer a capacitação dos profissionais”, explicou.

A coordenadora da ATAN da Região Norte, Alba Valéria Dias, destacou a necessidade de dar início nos municípios do projeto de implantação da Unidade Básica Amiga da Amamentação, considerando que o aleitamento materno na assistência à saúde é indispensável para a prevenção da mortalidade infantil.
Também ficou definido na reunião que entre 22 a 28 de agosto será realizada a Semana da Amamentação com o tema, “Amamentação e alimentação oportuna”. Além disto haverá a Jornada Estadual de Vigilância Nutricional e o Seminário de Práticas Alimentares.

A reunião contou com a presença das coordenadoras da ATAN/RJ, Madalena Marques, de Maria Conceição Salomão, do Programa de Assistência Integral à Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente (PAISMICA/RJ). Elas ressaltaram a importância destes encontros para que os municípios troquem experiências.