logo

Saúde vigilante no combate à dengue

20/10/2005 11:52:36 - Jornalista: Genimarta Oliveira

A secretaria de Saúde de Macaé já está preparando uma vasta programação para o Dia D de Combate à Dengue, que acontece no dia 19 de novembro. O evento é uma mobilização da sociedade onde todos os cidadãos estão convidados a fazer uma avaliação de suas residências, eliminando possíveis focos do mosquito aedes aegypti, transmissor da dengue.

O secretário de Saúde, Fernando Diogo, lembra que 80% dos focos do mosquito estão nos domicílios, em locais como vasos de planta, caixas d’ água e tonéis. “A participação de cada cidadão é fundamental para evitar a epidemia, pois a dengue é hoje um dos principais problemas de saúde pública no mundo”, disse.

Para evitar uma epidemia no município, a Semusa, através da Divisão de Zoonoses da Coordenação de Saúde Coletiva realiza durante todo o ano um trabalho sistemático em todos os bairros e distritos de controle da dengue. Atualmente são 85 agentes de combate endemias sendo sete agentes atuando em pontos estratégicos, como cemitérios, borracharias, ferros velhos e empresas.

Já a Divisão de Educação em Saúde, que visita escolas, comunidades, igrejas, entre outros, faz um trabalho de conscientização da população sobre os perigos das doenças. A Semusa registrou no período de janeiro a agosto deste ano, apenas três casos da doença. O secretário ressalta que este é o resultado do trabalho permanente dos agentes e a contribuição da população que está mais consciente de sua co-responsabilidade no combate a dengue.

Dengue – A dengue é uma doença transmitida pelo mosquito aedes aegypti, que se reproduz em água parada. Os sintomas da doença são: dor de cabeça e nos olhos, febre alta, dor nos músculos e nas juntas, manchas vermelhas por todo corpo, falta de apetite e fraqueza.

Nunca deixe água parada em qualquer tipo de recipiente como garrafas, pneus, pratos de vasos de plantas, bacias, copinhos, tampinhas, cascas de ovos. Também não se deve deixar de tampar caixas-d`água, cisternas, tambores, poços e outros depósitos de água.