Secretaria Adjunta de Atenção Básica fica em 1º lugar na Categoria Gestão/Pequenas

06/12/2023 16:26:00 - Jornalista: Renatta Viana

Na categoria Gestão / Pequenas Iniciativas, a Secretaria Municipal de Saúde através da Gerência de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal Adjunta de Atenção Básica, venceu em 1º lugar o III Prêmio Servidores Inovadores promovido este ano pela Secretaria Municipal Adjunta de Ensino Superior apresentando o Projeto: “Aprimoramento da logística de envio e recebimento das ocorrências mensais”.

O projeto foi inscrito com base na rotina de trabalho, já que se faz necessário o lançamento das ocorrências mensais no Sistema de Gestão Descentralizada (SDGC) para promover o correto fluxo da folha de ponto e pagamento dos servidores. Essas ocorrências eram realizadas via formulário de papel, os quais deveriam ser recolhidos por motorista nos setores ou entregue pelos servidores no prédio da Gerência de Vigilância em Saúde e a proposta foi trazer melhorias para esse processo.

Considerando esta situação, a equipe da Atenção básica composta por Valéria de Andrade da Silva de Oliveira, Elenice da Costa Sales, Anna Carolina Pinto Vaz, Thaís Ferreira Rodrigues e Myrela Mancebo de Mattos Fontes, começaram a desenvolver em 2022, um novo fluxo logístico para as ocorrências de folha de ponto, que viesse contribuir com o processo.

De acordo com Valéria de Andrade, representante da equipe, primeiramente todas as ocorrências utilizadas pelos servidores foram mapeadas e foi criado um formulário online no Google que inclui todos os campos necessários para o lançamento correto das ocorrências no SDGC, além de campos obrigatórios para inclusão de documentos comprobatórios.

“Desenvolvemos um vídeo tutorial para instruir os servidores e disponibilizamos por um período, um formulário de teste onde eles simulavam o registro e envio de ocorrências e recebiam feedback para melhorias e ajustes antes do lançamento do formulário oficial. Instruções também foram enviadas via ofício digital, e-mail e grupo de WhatsApp. Antes, a maior parte das ocorrências não chegavam dentro do prazo e, já em dezembro de 2022, 73% das ocorrências foram recebidas dentro do prazo”, explicou Valéria.

Como objetivos principais do projeto vencedor do 1° lugar, estão a redução das demandas de transporte e deslocamento, aumentar do número de ocorrências recebidas dentro do prazo, redução das situações de retrabalho, ajuste das informações disponibilizadas nas ocorrências para correta comprovação e lançamento no SDGC, redução dos descontos indevidos no pagamento, lançamento das ocorrências dentro do mês vigente, entre outros.

Segundo a equipe participante, o III Prêmio Servidores Inovadores trouxe uma nova perspectiva acerca do que é inovação na gestão pública. “A inovação impulsiona o desenvolvimento do setor público, abre possibilidades com potencial de beneficiar tanto o setor em si, quanto a população e o servidor. Para nós, a sensação de ganhar o prêmio foi gratificante, sentimos reconhecimento em relação a esse segmento do nosso trabalho”, disseram!

Já Valéria, pontuou a importância da união da equipe, assim como a sensação de conquistar o primeiro lugar na categoria Gestão/Pequenas Iniciativas. “Participar desse prêmio favoreceu a união da nossa equipe, motivou a pensar em inovações resolutivas para outras frentes de trabalho em nosso setor e deu maior visibilidade a iniciativa atual para que possa beneficiar outros setores, já que esse projeto pode ser replicado em outros órgãos. Foi divertido o clima de competição ao longo das etapas do prêmio e o clima de suspense no dia da premiação. E pude perceber o quanto os organizadores se empenharam para fazer algo realmente interessante e que funcionasse bem do início ao fim. Espero que esse prêmio cresça ainda mais!”.