Foto: Divulgação
Curso contou com aulas práticas e teóricas
A Secretaria Adjunta de Pesca e Aquicultura realizou nesta semana o curso de Piscicultura. O tema abordado foi "Criação de Peixes em viveiros escavados". Um total de 12 participantes estiveram na Casa da Farinha, em Serra da Cruz (região serrana), para participar da aula inaugural.
Com aulas teóricas e práticas, o objetivo foi capacitar os produtores quanto à produção específica de peixes e apresentar conceitos básicos e aplicados para a implantação e/ou aprimoramento da piscicultura em viveiros escavados. O curso é uma parceria com o Sindicato Rural de Macaé e foi ministrado pelo instrutor Manoel Adriano da Cruz Neto.
O encontro contou com a presença do secretário de Pesca e Aquicultura, Jair Gomes de Barcelos Júnior, e do mobilizador do Senar, Tiago José."Capacitações como estas são essenciais para o enriquecimento de novas práticas e conhecimentos. As formações vão continuar com esta finalidade de contribuir com a atuação dos produtores", ressaltou o secretário Jair.
Vale lembrar, que os viveiros escavados são os ambientes mais usados na criação de peixes, inclusive na criação de tilápias. Nesses ambientes, os peixes são produzidos utilizando a água acumulada a partir de nascentes, poços, córregos, rios ou da chuva.