Treinamento vai acontecer nesta terça-feira (28)
A Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial está se preparando para a realização do mapeamento étnico do comércio de Macaé. Diante do tema “A cor da cidade-perguntar não ofende”, o material visa compilar informações sobre os trabalhadores de estabelecimentos comerciais. Inicialmente a ação irá ocorrer no calçadão do Centro da cidade.
Para a pesquisa e abordagem no comércio, a equipe da pasta vai receber um treinamento específico nesta terça-feira (28), às 14h, na sede da secretaria. O censo, segundo o Secretário de Igualdade Racial Dorniê Matias contará com a parceria da Associação Comercial de Macaé (Acim) e Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico.
Os gerentes das Unidades Básicas de Saúde também receberão a capacitação "Por que devo perguntar qual é a sua cor? Racismo faz mal à saúde". Com foca na saúde da população negra, em ação da Secretaira de Políticas da Promoção da Igualdade Racial e a Gerência de Vigilância em Saúde da Secretaria Adjunta de Atenção Básica. O treinamento será nesta quarta-feira, 29 de maio, às 9h e às 14h, no Centro Integrado de Administração em Saúde (CIAS), localizado na Alameda do Açude, nº 175, bairro Novo Cavaleiros.
”O mapa será compilado e posteriormente encaminhado para órgãos competentes, como a Secretaria de Municipal de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos e Acessibilidade para que se possa traçar novas ações destinadas aos mais vulneráveis , conforme o que for identificado no censo”, pontuou.
Na ocasião, o secretário também parabenizou a Secretaria de Desenvolvimento Econômico.
“A programação será um encontro de trancistas da cidade e região com o objetivo de repensar, valorizar e reconhecer essa novidade ancestral" .salientou Matias.
Pautada na campanha Macaé Antirracista, a Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial segue com o atendimento do Disque Racismo, através do número (22) 99244-7709, que funciona 24 horas, inclusive aos finais de semana e feriados.
“A Semana do Microempreendedor foi um excelente evento, que de forma descentralizada, alcançou toda a nossa população. Fornecendo informações e orientando nossos microempreendedores,a cidade ficará mais fortalecida”, pontuou Dorniê Matias.