Secretaria da Mulher entrega certificados de cursos nesta quarta-feira

13/12/2010 16:33:30 - Jornalista: Tamara Lima - estagiária

A prefeitura de Macaé fecha o ano comemorando mais uma vez os resultados positivos das ações direcionadas às mulheres. A secretaria de Políticas das Mulheres de Macaé, em parceria com as secretarias de Educação e de Saúde, e organizações não governamentais, entre outros, realizaram cursos de capacitação no ano de 2010, através do programa Renda da Mulher. A entrega do certificado dos cursos de cabeleireira, culinária e artesanato será no próximo quarta-feira (15), no Auditório da Cidade Universitária, das 14h às 17h.

A secretária de Políticas Públicas das Mulheres, Vânia Deveza, disse que a equipe trabalhou durante o ano todo com o objetivo de proporcionar às mulheres macaenses mais saúde, renda, ajuda comunitária e proteção contra a violência.
- A festa de encerramento da entrega do certificado será muito gratificante. Celebraremos com muita alegria a conquista das mulheres. Através dos cursos, foram gerados muitos empregos e muitas abriram seu próprio salão de beleza. Agradeço aos parceiros e espero que no ano que vem os projetos sejam ainda mais fortalecidos. Fecharemos o ano com muita emoção de ver o nosso dever cumprido, disse Vânia.
Programa capacitou mais de mil alunas em 2010
Este ano, mais de mil alunas foram qualificadas nos cursos de cabeleireira, artesanato e culinária. Os cursos são desenvolvidos em diversos bairros da cidade, evitando grandes deslocamentos das participantes.

Os cursos são disponibilizados locais como Visconde de Araújo, Imbetiba, Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Parque Aeroporto, Cras Nova Holanda, Cras Botafogo e o da Aroeira, além do bairro Malvinas. Os trabalhos como artesanato são vendidos de R$ 1 a R$ 25 na loja do Terminal Central.

- Nossa preocupação é com o apoio às vítimas de violência e com uma programação visando a geração de renda dessas mulheres. Assim, implantamos vários cursos nos próprios bairros onde há maior necessidade de capacitação e sem que elas precisem sair de onde moram, ressalta a subsecretária Vânia Deveza.

O curso de cabeleireira não só ensina técnicas para um bonito penteado ou de como fazer uma escova perfeita. Ele vai além. As alunas saem com certificado, capacitadas com aulas práticas para executar várias tarefas num salão, como design de sobrancelhas, relaxamento, técnicas de tintura, entre outros. Cursos voltados para temas sazonais também são realizados com frequência pela subsecretaria, como o de ovos de Páscoa.