O Grande Expediente da sessão legislativa do 8 de março, Dia Internacional da Mulher, foi dedicado à Secretaria de Políticas para as Mulheres, à pedido da vereadora Iza Vicente. Foram apresentados projetos, ações e desafios de 2023, na sessão especial presidida pela única parlamentar mulher da Casa, a convite do presidente Cesinha.
No começo da explanação, a secretária de Políticas para as Mulheres, Sheila Juvêncio, apresentou dados do Dossiê Mulher 2022, divulgado nesta quarta-feira (8) pelo Instituto de Segurança Pública e que reúne dados de crimes contra as mulheres no estado do Rio de Janeiro.
“Não seria possível começar essa apresentação de outra maneira que não seja expondo um grave problema: todas as formas de violência contra a mulher aumentaram em 2022. Essa pesquisa mostra que a violência contra as mulheres brasileiras alcançou um número alarmante no país”, destacou.
A secretária também falou sobre ações que estão sendo implementadas neste mês da mulher, e anunciou duas conquistas: a inauguração da Sala Lilás no Hospital Público Municipal (HPM) e o serviço de acolhimento provisório institucional. Ambos serão lançados na sexta-feira (10).
Diante da apresentação da secretária, parlamentares aproveitaram a oportunidade para parabenizar a gestão do prefeito Welberth Rezende pela sensibilidade em recriar a pasta voltada às políticas da mulher, após a reforma administrativa.
Ao fim da sessão, a vereadora Iza Vicente falou sobre as formas de agressão a que a maioria das mulheres é submetida, como piadas, cobrança excessiva, descrédito, entre outras, e lembrou o papel fundamental dos homens como aliados na luta. “Cada homem precisa fazer o seu papel, conversar com os amigos, para que a gente construa uma sociedade melhor”, finalizou.