A Secretaria de Acervo e Patrimônio promove no próximo dia 19, às 14h, no Solar dos Mellos – Museu da Cidade de Macaé - a palestra da professora Rossana Britto “Saga de Pero do Campo Tourinho”, o primeiro processo da inquisição no Brasil.
A professora Rossana Britto é graduada em história e em Direito, Mestra em História Moderna e Contemporânea e Pesquisadora da UFF. De acordo com ela, Rossana Britto infornou que o livro “Saga de Pero do Campo Tourinho” foi lançado em 2000 e é uma tese de mestrado que defendeu na UFF. O livro inspirou a peça de teatro “Auto dos Bons Tratos” pela Cia. Do Latão, grupo teatral Paulista, teve boa repercussão na mídia.
A professora foi convidada para participar em setembro de um encontro de descendentes da família Tourinho, a ser realizado em Porto Seguro (BA). Pero do Campo Tourinho foi donatário de Porto Seguro e foi condenado pela inquisição e deportado para Portugal.
Além desta palestra, Rossana Britto fará outra na próxima segunda-feira, no Solar dos Mellos, às 14h para os funcionários do Museu de Macaé sob o tema “Geo-história aplicado nos aldeamentos jesuíticos do Rio de Janeiro”.