Secretaria de Administração de Macaé alcança ISO 9001

28/11/2012 16:58:00 - Jornalista: Laura Peixoto

A Secretaria de Administração de Macaé foi recomendada para certificação na Norma ISO 9001:2008, e aguarda a chegada do certificado, prevista para os próximos dias. A certificação é o reflexo do trabalho desenvolvido pela secretária de Administração, Carla Mussi, e sua equipe, sempre focados na qualidade do atendimento ao servidor público municipal.

Com esta certificação, a Secretaria de Administração de Macaé entra para a história como a primeira secretaria municipal do estado do Rio de Janeiro a obter o Certificado ISO 9001/2008, servindo como modelo para outras que possam vir a buscar a mesma certificação.

ISO é a sigla de International Organization for Standardization, que em português quer dizer: Organização Internacional para Padronização. A ISO 9001 visa à qualidade, e a certificação nessa norma engloba um conjunto de documentos que estabelecem a padronização das atividades, serviços e produtos de uma organização. Muito comum nas empresas privadas, a busca pela gestão da qualidade ganhou grande importância para a Secretaria de Administração de Macaé por ser uma maneira de tornar os seus processos mais eficazes e efetivos.

A ISO define um padrão de excelência para sistemas de gestão em geral e ajuda todos os tipos de organizações a obter sucesso através de uma melhora na satisfação dos seus clientes, na motivação dos colaboradores e na busca constante pela excelência. Obter a certificação ISO 9001 significa reduzir custos, gerenciar riscos de forma mais eficaz e melhorar a satisfação dos clientes, pois ela oferece a estrutura necessária para monitorar e melhorar o desempenho em qualquer área de atuação.

O processo de certificação da Secretaria foi constituído por oito fases, e iniciado efetivamente por meio do Recadastramento dos Servidores, ocorrido em 2011. Além disso, foram estabelecidos a Política da Qualidade e os Objetivos da Qualidade. Todos os servidores da Semad foram capacitados, a fim de se aperfeiçoar integralmente os processos internos. Foram implementados, ou remodelados, diversos projetos, todos voltados ao bem estar e satisfação do servidor, como Cartão do Servidor, Grupo de Atendimento ao Servidor (GAS), jornal A Voz do Servidor, parcerias com faculdades, Bolsa Universitária, Olimpíada do Servidor, Coordenadoria Extraordinária de RH, Bolsa Estágio, Transporte Social Universitário, Portal do Servidor, além da criação do Setor de Recursos Informacionais.

Após o cumprimento das metas estabelecidas, foram realizadas auditorias interna e externa, a fim de verificar se os procedimentos descritos estavam mesmo sendo colocados em prática. A empresa responsável pela auditoria final foi a QMS Certification Services, certificadora australiana presente em diversos países, dentre eles Austrália, Nova Zelândia, Bulgária, República Checa, Índia, Vietnam, Tailândia, Singapura, Malásia, Coréia do Sul, China, Paquistão, Irã, Turquia, Egito, Estados Unidos e Brasil. A carta de recomendação para certificação foi emitida após a última auditoria, realizada em 13 de novembro, onde nenhuma não conformidade foi encontrada.

Carla Mussi, secretária de Administração e idealizadora do projeto, comemora junto à sua equipe.

- A obtenção do certificado ISO 9001 por parte da Secretaria de Administração é a prova do sucesso de todos os projetos que implantamos na secretaria. O objetivo foi e continua sendo a revisão constante de todos os requisitos referentes aos servidores municipais para que todos possam trabalhar cada vez mais satisfeitos e, assim, atender melhor ao nosso público alvo, que são os demais servidores do município. É uma gestão que visa à eficiência dos processos e à excelência na prestação de serviços, afirmou.