Foto: Ana Chaffin
115º Grupo Escoteiro do Mar Macahé realiza acampamento com trilha pela região no fim de semana
O Parque Municipal Atalaia, um dos patrimônios ambientais da região serrana de Macaé, receberá neste final de semana (dias 5 e 6 de setembro) a atividade “Elo Nacional”, organizada pelo 115º Grupo Escoteiro do Mar Macahé. A atividade acontece durante os meses de agosto e setembro em todo o país, com os mais de 50 mil escoteiros do Brasil realizando diversas ações.
Em Macaé, o evento será no Parque Atalaia, região gerenciada pela Prefeitura de Macaé, por meio da Secretaria de Ambiente, que dará todo o suporte técnico, operacional e de segurança para a realização do encontro. Uma equipe, conduzida pelo biólogo Alexandre Bezerra, estará de prontidão nos dois dias.
Durante o final de semana os jovens realizarão atividades de preservação ambiental, como limpeza das trilhas, orientações e observação da fauna e flora, dentre outras. Dentro do tema do “Elo Nacional” os jovens farão competições que terão como tema o Japão, sede do Acampamento Mundial dos Escoteiros em 2015.
De acordo com a diretora dos escoteiros do mar, Maria Conceição Batista, os jovens já estão durante todo o mês realizando pequenas ações, que culminarão na atividade. "O acampamento sempre é o ponto alto para os jovens. Por isso na preparação, seguindo o método escoteiro, onde levamos o jovem a aprender fazendo, eles colocarão a mão na massa, e verão que cada um de nós é importante para conseguirmos um bem maior, que é a preservação do meio ambiente”, explicou Conceição.
“Será uma oportunidade para que os jovens escoteiros tenham um contato direto com a natureza e aprendam na prática os conhecimentos adquiridos em grupo. A Prefeitura de Macaé tem muito orgulho em apoiar um evento de tamanha importância”, afirmou o Secretário de Ambiente de Macaé, Gerson Lucas Martins.
Além das atividades dos escoteiros, o fim de semana no Parque Atalaia contará ainda com uma trilha até a Cachoeira do Salto. A trilha será realizada no domingo (6), com saída a partir das 8 da manhã no Parque Atalaia. O grupo seguirá em caminhada até a Cachoeira do Salto, em um trajeto de cinco quilômetros em média (cerca de três horas de caminhada). Já na cachoeira, será realizado um mutirão de limpeza das margens, além de um momento de lazer.
As Secretarias de Defesa Civil, Ordem Pública (por meio da Guarda Ambiental) e Saúde também darão suporte à realização do evento, através de uma ação integrada.