Foto: Ana Chaffin
Objetivo é promover a conscientização ambiental de banhistas, turistas e moradores
Até a Páscoa (primeiro domingo de abril), a secretaria de Ambiente (Sema) colocará em prática projeto de novas monitorias na região serrana, para promover a conscientização ambiental de banhistas, turistas e moradores. O trabalho será feito no Rio São Pedro, próximo do campo de futebol, no Frade, e na Cachoeira de Ciriaca e Ilha da Canoa, em Glicério. A mesma ação já é desenvolvida na trilha das cachoeiras do Peito do Pombo, no Sana.
A atividade também continuará nas praias do Pecado, Campista e dos Cavaleiros até o Carnaval. Ao todo, são 30 monitores ambientais executando esse trabalho no município.
De acordo com a secretaria de Ambiente, as novas monitorias são resultado do êxito do trabalho realizado na Área de Proteção Ambiental (APA) do Sana, devido à resolução 003 do Conselho Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Commads), que possibilita que a Secretaria de Ambiente conte com a participação de empresários macaenses.
As monitorias
As monitorias consistem em abordagem e conscientização dos frequentadores das praias, cachoeiras, rios e lagoas quanto à preservação ambiental e a medidas restritivas ao uso irregular das Áreas de Preservação Permanente (APP).
Na ocasião, os monitores distribuem sacolas plásticas para que os banhistas levem o lixo gerado durante o lazer. Na região serrana, as guardas ambiental e municipal, a Coordenadoria de Defesa Civil e a Secretaria de Mobilidade Urbana fazem o ordenamento, a segurança e o resgate (caso seja necessário).
Para atuar junto com a secretaria de Ambiente e realizar essa conscientização ambiental em Macaé, as empresas interessadas devem contatar a secretaria: Rua da Igualdade, 537 – Imbetiba - Macaé RJ, Cep: 27913-140. Tel.: (22) 2796-1380 / 2796-1151 / 2796-1280 ou pelo e-mail: sema@macae.rj.gov.br.