A Secretaria de Ambiente realiza neste sábado (26) de Carnaval e durante todo o período carnavalesco uma ação de conscientização no portal do distrito do Sana, na Região Serrana de Macaé. O objetivo é acolher os turistas e visitantes e orientar sobre a importância da preservação do ecossistema. A Guarda Municipal e a base operacional do Sana dão suporte à ação.
- Estamos fazendo uma abordagem aos turistas e visitantes para que possam passar o Carnaval com tranquilidade, com cuidado com o meio ambiente. As cachoeiras estão todas sinalizadas e a população deve seguir as orientações sobre as práticas permitidas no local. Nossa ação desenvolve a consciência ambiental e estimula também a conservação da natureza - destacou o Secretário de Ambiente e Sustentabilidade, Juninho Luna, que acompanha a ação.
A abordagem inclui distribuição de panfletos turísticos com informações sobre o Sana, que é uma Área de Preservação Ambiental. Os turistas e visitantes são informados de que a criação da APA do Sana teve como objetivos promover o desenvolvimento sustentável a partir dos recursos naturais; além de preservar e proteger a fauna, a flora e as belezas naturais, como as elevações rochosas, cachoeiras e vegetação, e ordenar o processo de ocupação.
A APA do Sana é uma Unidade de Conservação de Uso Sustentável dos Recursos Ambientais, e engloba toda a extensão do distrito. Segundo o secretário de Ambiente, a sinalização nas cachoeiras visa manter a segurança dos frequentadores, além de conscientizar, alertar e educar.
- O visitante, desde a entrada no Sana, percebe a presença do poder público, que dá o acolhimento, as boas vindas e também conscientiza sobre a preservação do meio ambiente - observou Juninho.