logo

Secretaria de Ambiente traz à Macaé projeto 'A Mata Atlântica é Aqui'

21/07/2015 10:05:00 - Jornalista: Assessoria Sema

Foto: Divulgação

Ação é uma iniciativa da Fundação SOS Mata Atlântica e do Ministério da Cultura

Em mais um evento de celebração aos 202 anos de Macaé, a prefeitura, por meio da Secretaria de Ambiente, traz à cidade – entre os dias 24 de julho e 2 de agosto, na Praça Washington Luis, no Centro - o Projeto “A Mata Atlântica é Aqui”. A ação é uma iniciativa da Fundação SOS Mata Atlântica e do Ministério da Cultura.

O projeto consiste em promover a conscientização ambiental, por meio de atrações culturais e atividades educativas. Em um caminhão adaptado, serão oferecidas aos visitantes atividades como contação de histórias, palestras, oficinas, jogos educativos, teatro de bonecos, exibição de vídeos, dentre outras.

“Macaé ganha mais um presente no mês em que comemora 202 anos. Mais do que um evento, este projeto é uma nova oportunidade para despertar o interesse das nossas crianças e adultos em adotar atitudes sustentáveis, preservando a natureza e gerando mais qualidade de vida”, destacou o secretário de Ambiente, Gerson Lucas Martins.

Além de promover ações para o público, a Fundação SOS Mata Atlântica realiza análise da qualidade da água local, seja de um rio, córrego ou lago. O monitoramento – procedimento padrão pelas cidades onde passa - utiliza 14 parâmetros físico-químicos para a análise, que envolvem itens como a transparência da água, lixo e odor, e classifica a qualidade da água como péssima, ruim, regular, boa e ótima. O resultado é divulgado posteriormente no blog da Fundação.

O projeto “A Mata Atlântica é Aqui” funcionará na Praça Washington Luis, no Centro, de segunda à sexta-feira, das 10 às 17 horas, e aos sábados e domingos, das 10 às 16 horas. Todas as atividades são gratuitas.

Resíduos Eletroeletrônicos

Paralelo ao primeiro dia do Projeto “A Mata Atlântica é Aqui”, a Praça Washington Luis vai receber a campanha itinerante para coleta de resíduos eletroeletrônicos. Um posto da Secretaria de Ambiente estará na praça entre os dias 22 e 24 de julho, para o recolhimento de computadores e periféricos, pilhas e baterias, eletrodomésticos, eletrônicos, entre outros.

Todo o material é encaminhado à uma empresa conveniada ao Inea, que dará a destinação correta aos equipamentos, que podem ser reciclados, reutilizados ou destruídos.