logo

Secretaria de Assistência Social lança o “Agente Jovem”

16/10/2006 16:06:19 - Jornalista: Ludmila Azevedo

Depois de uma revisão da metodologia de trabalho, a secretaria de Assistência Social de Macaé (Semas) relançou, na manhã desta segunda-feira (dia 16), o projeto “Agente Jovem”. O projeto, que tem a duração de um ano, é uma parceria entre os governos municipal, estadual e federal e atende jovens de 15 a 17 anos em situação de vulnerabilidade social e de renda familiar de até três salários mínimos.

Os adolescentes receberam uniformes e material didático. As aulas vão ser realizadas, nas dependências da Fundação de Abastecimento e Pesca de Macaé (Agrape) três vezes por semana. Lá, os jovens terão aulas de meio-ambiente, cidadania, noções básicas de saúde e turismo. De acordo com o secretário de Assistência Social, Valdecir Brandão, além das aulas teóricas, os jovens terão aulas práticas. “Para isso, vamos fazer uma parceria com a Agrape e a secretaria de Meio Ambiente (Semma)”.

Segundo o secretário de Assistência Social, o projeto segue a determinação do prefeito Riverton Mussi, que desde sua posse assumiu o compromisso com o social com ações, que visam o bem-estar comum. “Esse é um processo que passa pela inclusão social”, disse Brandão.

A primeira aula do “Agente Jovem” foi uma auto-apresentação feita através de um questionário respondido pelos alunos. “Agora, junto com a equipe multidisciplinar iremos avaliar as respostas dos alunos, as necessidades de cada um”, explicou a coordenadora do “Agente Jovem”, Lucilene Bichara. Segundo ela, esse é um ponto que pode ser identificado tanto pelas respostas quanto no formato da própria letra do estudante.

- Mais do que educar, o “Agente Jovem” quer tirar o jovem da ociosidade, preenchendo o seu tempo com conhecimento e cidadania -, finalizou o secretário de Ação Social.