Foto: Divulgação
Esta semana, os alunos do curso de Montagem e Manutenção de Computadores, da Fábrica da Cidadania, tiveram a ajuda para decidir que carreira seguir
“Qual profissão deverei seguir?” Essa é uma pergunta que é feita cada vez mais cedo aos nossos jovens e que causa grande temor. Uma escolha errada pode ser significado de uma vida profissional insatisfatória. Pensando nisso, a equipe da Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia de Macaé iniciou um projeto de orientação vocacional. Esta semana, os alunos do curso de Montagem e Manutenção de Computadores, da Fábrica da Cidadania, tiveram a ajuda para decidir que carreira seguir.
Durante a avaliação, os alunos participam de diversas atividades que ajudam a identificar as habilidades de cada um dos alunos.
- Temos percebido que muitos jovens, ao chegar na época do vestibular, ainda têm dúvidas quanto ao curso que irão fazer. Queremos ajudar esses jovens a fazer a melhor escolha possível, comentou Djalma Neto, pedagogo e assessor da Secretaria de Ciência e Tecnologia.
As atividades serão realizadas em um total de quatro encontros. Os próximos serão nos prtóximos dias 18 e 19, nos turnos manhã, tarde e noite. Cada encontro terá uma atividade diferente, com duração de uma hora.
Para José Vicente Rodrigues, coordenador do programa, do qual a Fábrica da Cidadania faz parte, a orientação vocacional é muito importante para ajudar os jovens . “Temos percebido que muitos de nossos alunos realmente não tem muita idéia quanto à profissão que irão seguir. A orientação irá guiá-los à escolha certa”.
A equipe, formada ainda pela psicóloga Bárbara Lourenço, inicia ainda este mês visita em algumas escolas municipais. A primeira instituição municipal é o Colégio Municipal Maria Isabel Damasceno, que terá encontros nos próximos dias 18 e 19. Os alunos da escola interessados em participar, devem fazer inscrições na secretaria escolar.