logo

Secretaria de Comunicação garante transmissão de tevê na Serra

11/02/2008 16:01:26 - Jornalista: Janira Braga

FRADE - A prefeitura de Macaé intensifica os meios técnicos para garantir a transmissão dos canais de tevê para moradores da região serrana. Nesta segunda-feira (11), o secretário de Comunicação, Romulo Campos, comandou vistoria de manutenção no sistema de retransmissão de tevê localizado em um dos pontos mais altos do distrito do Frade, a 982 metros do nível do mar.

De difícil ingresso, o local que abriga o sistema de retransmissão tem acesso pela RJ 162, passando do Frade para Tapera (distrito de Trajano de Moraes - RJ). Somente com uma caminhonete rural – uma pick up willians – tracionada foi possível chegar até a trilha que dá acesso ao ponto mais alto do morro. Após a trilha - uma caminhada de dois quilômetros de subida íngreme em mata atlântica fechada - a equipe da secretaria de Comunicação chegou ao local.

O técnico em telecomunicações da prefeitura, Luiz Amado, explicou que o sistema é responsável pela retransmissão dos canais de tevê para o Frade e pela repetição (link) para Glicério, Crubixais e Trapiche. Dois painéis de antena com outras quatro antenas compõem o sistema para o Frade. Já para Crubixais, Trapiche e Glicério são outras quatro antenas responsáveis pelo link.

O sistema garante os canais de tevê aberta Record e Inter TV (afiliada da Rede Globo), além da Band e do SBT, que hoje são transmitidos via satélite, mas a prefeitura já estuda a operação por satélite digital via Rio. Segundo Romulo Campos, a conservação no sistema de retransmissão é periódica e regular.

- Mesmo com esta manutenção constante, existe o aspecto natural que põe o sistema em risco. Intempéries como chuvas e raios podem afetar o sistema, apesar da proteção – pontuou o secretário, acrescentando que o acesso complicado ao local, no meio da mata atlântica, acaba atrasando quando o tempo está chuvoso, devido à lama que acumula no local. Nesta segunda-feira, no entanto, o bom tempo ajudou. “Na última sexta, por exemplo, não conseguimos subir, mesmo com um veículo tracionado nas quatro rodas”, comparou.

De acordo com o técnico Luiz Amado, que há 30 anos sobe para fazer a manutenção do sistema, os quatro equipamentos de TV Transmitter Digital Programming, responsáveis pela transmissão de tevê para o Frade, foram atingidos por um raio, o que no momento impede temporariamente o distrito de receber as imagens. “Os quatro transmissores estão com problemas, ocasionados por raio e agora vamos buscar as peças necessárias para a transmissão”, disse.

Amado destacou ainda que a transmissão dos canais de tevê na Serra é importante até para quem tem antena parabólica. “Os moradores gostam do sinal regional”, comentou. O secretário de Comunicação ressaltou que a prefeitura vai dar todo o suporte para o conserto rápido dos equipamentos para o Frade. “Nossa intenção é garantir sempre o acesso à programação de tevê aos moradores da Serra”, disse. Também participaram da vistoria o assistente Waldir de Oliveira, os motoristas José Araújo e Ricardo Rocha, além da equipe de reportagem da secretaria municipal Especial de Comunicação (Secom).