Secretaria de Cultura promove Paixão de Cristo de 6 a 9 de abril

17/03/2023 10:07:00 - Jornalista: Janira Braga

Espetáculo terá 35 atores profissionais de Macaé e será dramatizado na Praia de Imbetiba

A Secretaria de Cultura da Prefeitura de Macaé promove de 6 a 9 de abril, em palco montado na Praia da Imbetiba, o espetáculo Paixão de Cristo, que conta a história e trajetória da vida, morte e ressurreição de Jesus Cristo. Com geração direta de 60 empregos e participação de 35 atores profissionais de Macaé, a peça terá na direção e produção geral, o renomado Aldebaran Bastos, que finaliza os detalhes para a interpretação do texto de Marcelo Saback.

- Desde o ano passado retomamos o espetáculo tradicional da Paixão de Cristo, que acontece durante as comemorações da Semana Santa e atrai público do município e da região, fomentando a cultura local e valorizando os nossos talentos – destacou o secretário de Cultura, Leandro Mussi, acrescentando a qualidade profissional dos atores, das atrizes e de todos os profissionais que envolvem a produção, como cenografia e figurino.

Consolidada como uma das maiores encenações nos municípios do Brasil, mostrando uma mensagem de amor e fé, esperança e arte, a Paixão de Cristo em Macaé, é segundo o secretário de Cultura, um convite para a família assistir a céu aberto em cenários naturais e montados. “A dramatização será brilhante, de muita emoção e com toda magnitude que o município merece neste momento de retomada cultural”, citou.

Aldebaran Bastos assina direção e produção

O diretor e produtor geral da dramatização, Aldebaran Bastos, esmiuçou que neste ano a estreia na Praia da Imbetiba é na quinta-feira (6), proporcionando espaço de trabalho, visibilidade e incentivo à arte na cidade. “Pra mim é um privilégio, uma honra e uma verdadeira missão contar a maior história de todos os tempos, a história de Cristo”, definiu.

Aldebaran frisou que o espetáculo encanta gerações e retornou no governo Welberth Rezende com o texto do grande autor brasileiro Marcelo Saback. “O fortalecimento da cultura local gera emprego e mostra o comprometimento da Cultura e do governo com a arte, a cultura, o turismo, realçando que o município tem tradição e qualidade para encenar espetáculos de grande expressão”, afirmou o diretor, que usa sua experiência em eventos de porte substancial para organizar a estrutura necessária e dar uma dimensão grandiosa à montagem.

De acordo com Aldebaran, o ator que interpreta Jesus neste ano é o ator Diogo Rosa, ex-integrante do Grupo Nós do Morro, do Rio de Janeiro. “Ano passado Diogo Rosa encantou a todos com sua performance em cena, é um grande profissional querido pela classe e pelo público”, assinalou.

Além de Aldebaran Bastos (Gaia Arte e Entretenimento) na direção geral e produção geral, a peça conta com produção executiva de Marcelo Fonseca; direção assistente de Fabrício Bittencourt; produção de Mardoni De Muros; assistente de produção de Viviane Santos, Thais Queiroz, Janaina Bastos e Maria Luíza Lelis; figurino de Jorginho de Paula, acervo Secretaria de Cultura e acervo Ely Peron; cenografia de Guilherme Reba e maquiagem de Carlos Dalmas e Fabrício Brina. A peça retrata os momentos mais difíceis enfrentados por Jesus até a sua ressurreição no domingo de Páscoa.