Foto: Divulgação
A Secretaria de Educação de Macaé foi contemplada com o 1º lugar na categoria I do ‘Concurso Ações Inovadoras no Livro Didático
A Secretaria de Educação de Macaé foi contemplada com o 1º lugar na categoria I do ‘Concurso Ações Inovadoras no Livro Didático’, promovido pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). O trabalho vencedor será apresentado no ‘Encontro Nacional do Livro Didático’, que vai ser realizado em março de 2012, em Curitiba. Como prêmio, a Secretaria receberá uma remessa de livros do Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE) e obras da coleção Educadores.
O resultado foi divulgado na última quinta-feira (15) no site do FNDE. Seis escolas e três secretarias levaram prêmios do Livro Didático. Na categoria 1, voltada a iniciativas de secretarias de educação, Macaé ficou com o primeiro lugar, seguida da Secretaria de Estado da Educação de Rondônia-RO e da Secretaria Municipal de Educação de Maranguape-CE.
- Este prêmio federal é o reconhecimento aos bons resultados dos projetos desenvolvidos pela Secretaria de Educação para promover práticas de remanejamento, conservação e devolução dos livros didáticos nas escolas. Isto aponta que nosso trabalho está no caminho certo e que contamos com o apoio dos diretores e professores das unidades de ensino, declarou o secretário de Educação, Guto Garcia.
A Secretaria de Educação de Macaé foi vencedora com a implementação do projeto ‘Pratique Cidadania: Cuide bem do seu Livro Didático’ e de campanhas educativas, a exemplo da campanha ‘Devolver é Legal’. Além disso, contou pontos a realização de cursos mensais sobre a gestão do livro; a promoção do ‘Dia do Encapamento’ e de concurso artístico. A Secretaria mobiliza alunos, professores, funcionários e pais em prol da conservação e devolução do livro didático. Sessenta unidades escolares participam do projeto.
- Essa premiação representa a valorização do trabalho da equipe e de todas as escolas, porque isso só foi possível por causa da parceria com as escolas municipais e seus responsáveis pelos livros didáticos, diz a coordenadora do setor municipal, Roze Tomaz.
As coleções do Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE) abrangem obras literárias selecionadas para escolas públicas de todo o país e as obras da coleção Educadores tratam da obra, biografia e trajetória intelectual de importantes nomes da educação brasileira e mundial, como Paulo Freire, Darcy Ribeiro, Anísio Teixeira e Jean-Jacques Rousseau.
--